20/04/2007

Frei. Antônio Leopoldo
















Secretariado:
O que representou para a Paróquia São João Batista organizar essa Missa dos Santos Óleos?

Frei Leopoldo:
Desde quando foi decidido que seria aqui, iniciou um tempo de preparação, o pessoal da Paróquia e do Regional fez tudo com muito carinho, desde a parte litúrgica, a recepção, etc. As comunidades rurais participaram trazendo alimentos, frutos da terra, arroz, feijão,e outros produtos, todos tiveram participação mesmo que nem todos puderam comparecer, mas participaram sendo solidários.


















Secretariado:
Sulani, como coordenadora paroquial, como foi a preparação deste evento para a paróquia e o regional?
Sulani:
Para a Paróquia São João Batista foi uma grande bênção preparar esta Missa, eu particularmente, nunca havia participado, tive a oportunidade de participar deste grande evento religioso que mostrou a unidade entre os nossos Presbíteros, o Pastor Dom Célio, a comunidade paroquial e nosso regional, não podemos deixar de citar que o Regional IV é quem está acolhendo essa Santa Missa, e a paróquia São João Batista foi escolhida para sediar esse evento. Para nós, foi muito importante mostrar a todos a nossa realidade, receber todo sul do estado para juntos celebrarmos a Missa dos Santos Óleos.

18/04/2007

Conselho de Leigos Diocesano












1. Fale um pouco da trajetória até a eleição do conselho.

Na década de 80 iniciou-se uma mobilização do laicato na diocese, com vários leigos, inclusive tendo suas participações no sub-regional.
Por volta de 2000 teve seu recomeçar motivados por padre Rômulo e D. Luís. A partir daí iniciou-se uma caminhada progressiva, onde através de participações no Sub Regional, no Regional Leste II e nos Encontros Nacionais, a Diocese procurou conscientizar-se, organizar-se de forma a construir o Conselho Diocesano de Leigos e Leigas, identidade importante na evangelização do Reino. Assim em,

2001
- Preparando para a Conferência Nacional
Tema: A construção da Identidade dos Leigos
26 de maio, Seminário Bom Pastor – Cachoeiro de Itapemirim.

- Participação na I Conferência Nacional de Leigos (as) Católicos do Brasil
Novembro – Fortaleza.

2003
- I Assembléia Diocesana de Leigos (as)
Tema: Vocação Laical, chamado de Deus resposta humana.
22 de novembro local: FAFI, Cachoeiro de Itapemirim

2004
- I Assembléias Regionais da Diocese

- I Encontro de Leigos (as)
II Assembléia de Leigos (as)
Tema: Leigos e Leigas promovendo a dignidade da pessoa humana e construindo uma sociedade solidária.
20 de novembro - Colégio Jesus Cristo Rei – Cachoeiro de Itapemirim




2005
- II Encontro de Leigos (as)
- III Assembléia de Leigos (as)
Tema: Dando passos para a construção do Conselho Diocesano de Leigos.
20 de novembro - Local Seminário Bom Pastor - Cachoeiro de Itapemirim

2006
- III Encontro de Leigos
Tema: Ser cristão hoje desafios e esperanças à luz da Gaudium et Spes
19 de março - Seminário Bom Pastor – Cachoeiro de Itapemirim


- IV Encontro de Leigos (as)
- IV Assembléia de Leigos (as) - Formação do Conselho
25 e 25 Novembro – no Regional IV, Mimoso do Sul.

2. Como está constituído?

Conselho Diocesano de Leigos (as)
Presidente: Nilza Néri Porto Ribeiro Pizetta
Vice: Agenor Pizetta
1ª Secretária: Orotilde Santos Souza
2ª Secretária: Verônica Souza Ribeiro
1ª Tesoureira: Solange Maria Sarti Quaresma
2ª Tesoureiro: Pedro Felipe Sartório Rangel

Conselho Fiscal
Cláudia Aguiar Almeida
José Luiz Zani
Maria Luíza Muruce

Suplentes Conselho Fiscal
Adhemar Ferreira dos Santos
Etelvina Silva de Castro
Ana Celeste da Silva Fonseca







3. Estratégias?

. Fortalecer o papel do Leigo Regional e formar núcleos paroquianos / comunitários
. Utilizar os espaços de comunicações, como internet, rádio e jornal diocesanos para informações e formações.
. Contribuir através do refletindo de novembro, encerrando com o Dia do Leigo.
. Formações e Assembléias Regionais.
. Participação Diocesana do V Encontro Nacional de Leigos em São Paulo, de 07 a 10 de junho de 2007.
. V Encontro Diocesano em 24 e 25 novembro.
. Preparar a V Assembléia.


4. Metas 2007/2008?
O CNLB Diocesano, tem por objetivo articular as organizações e os leigos e leigas católicos entre si e representá-los junto aos organismos eclesiais e os da sociedade civil, inclusive outras tradições religiosas, com vista às seguintes finalidades:
I – Fazer representar-se no Conselho de Pastoral Diocesano (CPD), no Conselho Nacional do Laicato do Brasil - Regional Leste II (CRL), no Conselho Nacional do Laicato do Brasil (CNLB), junto aos demais organismos da Igreja Católica, de outras Igrejas ou tradições religiosas e da sociedade civil em nível diocesano.
II – Proporcionar o intercâmbio das experiências entre as diversas Comunidades Eclesiais, Pastorais e Movimentos;
III – Fortalecer os leigos e leigas católicos na sua atuação na Igreja e no mundo, com vista à Evangelização transformadora;
IV – Ser espaço eclesial para os leigos e leigas católicos se aperceber de sua co-responsabilidade pela Igreja de Cristo, num espírito de comunhão e participação;
V – Criar e apoiar mecanismos de formação e capacitação que ajudem o desenvolvimento e a preparação dos leigos e leigas católicos para uma atuação consciente e responsável na Igreja e na sociedade;
VI – Incentivar a organização e articulação dos leigos e leigas católicos a nível comunitário, paroquial e diocesano;
VII – Ser presença atuante nos espaços sociais, políticos e culturais da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim – ES;
VIII – Ser presença na caminhada ecumênica, incentivando a ligação e comunhão entre leigos e leigas católicos e de outras Igrejas cristãs, bem como estimular o diálogo inter-religioso com as demais tradições existentes na Diocese de Cachoeiro de Itapemirim – ES.

10/04/2007

Pe. Antônio Tatagiba Vimercat - Coordenador da Equipe para Comunhão e Participação


















Quais os objetivos da Equipe de Comunhão e Participação para o ano 2007?


O trabalho da Equipe de Comunhão e Participação, tem como objetivo colocar em prática realmente as grandes inspirações do Concílio Vaticano II, que depois se tornaram mais concretas em Medellín, que é realmente estabelecer um trabalho de conjunto, ajudar a compreender essa dinâmica. O objetivo então é colocar as coordenações paroquiais, isto é, os Coordenadores Paroquiais, em condições de compreender sua missão, é fazer a animação e a integração de todos os serviços que tem dentro da Paróquia, todos os trabalhos pastorais e dentro do conjunto da Paróquia também pensar o Regional, os demais regionais e assim a Diocese, e a Diocese nesse espírito de comunhão e participação percorre todo caminho da Igreja do Brasil. Porque essa inspiração não é uma coisa particular nossa, é uma inspiração para a Igreja em todos os continentes, mas nós, latinos americanos, tivemos a graça da Conferência de Medellín, que foi um grande momento para se pensar na pastoral de conjunto e esse trabalho da participação e comunhão é justamente nessa perspectiva.

Como o Senhor pensa trabalhar a Ética no ano de Formação do Jubileu?



Nesse tema da Ética o que tem previsto é trabalhar o Conceito de Ética, que engloba o “Ser todo”, para que nós sejamos “Éticos”. Nós pensamos a ética muito fragmentada, como se a ética fosse, ser ético no meu trabalho, eu ser ético numa coisa ou noutra, não é assim, sou um ser ético ou não sou ético. Com esse trabalho pretendemos recuperar esse conceito. É importante olhar talvez a Ética na Ecologia que é um tema emergente muito forte, contemporâneo, ver a questão da Bioética que também é um tema contemporâneo, inclusive a partir do Documento 80 da CNBB, que coloca o grande desafio da Biotecnologia.

Pe. Antônio Nazareth - Regional V
















Quais os destaques para o Regional V no ano de 2007?


Primeiramente pensamos na reorganização do Planejamento Pastoral Diocesano, principalmente o que pede no Regimento da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim. Dentro da programação do Jubileu teremos o nosso Festival sobre a Ecologia, aproveitando a Campanha da Fraternidade “A Amazônia,” sobre esse tema acontecerá em outubro um grande gesto de ação concreta. Como parte importante dos trabalhos pastorais no Regional, temos a convivência dos Padres durante três dias em cada Paróquia do Regional.

Pe. Eriton Cortat Nery - Regional IV
















Quais os destaques para o Regional IV no ano de 2007?


Para o Regional IV, Mimoso do Sul e Muqui, estamos dando destaque especial para os Cursos de Formações, já tivemos três no primeiro semestre e teremos mais três no segundo.

Pe. Sérgio Mourão - Regional III















Quais os destaques para o Regional III no ano de 2007?



Dentro do Regional III estamos encaminhando alguns eventos pastorais, entre eles os próprios do ano do Jubileu da Diocese que é a Formação. Temos outros que são próprios do Regional, nas reuniões vemos as necessidades do regional, mas no primeiro momento vamos encaminhar e realizar aquilo que está planejado para esse ano que está bem cheio de atividades. Além dos acontecimentos próprios do Regional também por ser um Ano Formativo nós temos vários encontros de Formação planejados e temos que realizá-los bem.