09/07/2007

Monsenhor Antônio Romulo Zagotto fala sobre o Jubileu de Ouro da Diocese



1 - Mons. Romulo percebemos com muita clareza que a Diocese está bem dinamizada com os preparativos para o Jubileu de Ouro.
O Senhor como Coordenador Diocesano da Equipe para o Jubileu, poderia fazer uma retrospectiva dos fatos que vem acontecendo em relação ao Jubileu de Ouro Diocesano até o presente momento?

Nossa Diocese esta toda mobilizada para celebrar seu jubileu de ouro. Ficou estabelecido que este seria vivido em três etapas: uma fazendo o levantamento histórico, outra marcada pela formação e a terceira com características celebrativas. Em 2006 todas as nossas Comunidades fizeram um levantamento de sua história e este material está arquivado em nossa Secretaria de Pastoral para que a Equipe encarregada desta parte histórica possa fazer ou um livro ou uma revista sobre nossa caminhada de cinqüenta anos. Colhemos um material muito rico e interessante. Neste ano, além das formações normais, cada regional (somos sete) está promovendo um aprofundamento sobre os temas propostos – Espiritualidade – Bíblia e Ética. Dentro das marcas jubilares lançamos a LTogomarca do jubileu, na festa de São Pedro os Bispos, padres e diáconos já usaram casulas e estolas com este elemento e uma placa foi entregue a cada paróquia, para que seja afixada em um lugar de destaque. Dentro das celebrações do Jubileu da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim, acontecerá o descerramento do busto de Dom Luis Gonzaga Peluzo, primeiro Bispo Diocesano, no dia 08 de julho, dia em que comemoramos o centenário de seu nascimento. Para marcar esse momento, acontecerá uma missa às 9 horas, na Praça Jerônimo Monteiro, presidida pelo Bispo Diocesano, Dom Célio de Oliveira Goulart e concelebrada pelos padres da cidade de Cachoeiro de Itapemirim.

2- Sentimos um grande envolvimento das paróquias e comunidades, quais os passos importantes estão previstos até a grande celebração?

No ano que vem vamos celebrar. Estamos ainda nos organizando quanto às datas, mas teremos uma abertura do ano jubilar, uma celebração para a dedicação da nossa Catedral (possivelmente com a presença do Núncio Apostólico) e uma grande celebração encerrando nosso jubileu.

Nenhum comentário: