12/04/2011

O COMEÇO DA GRANDE SEMANA. - Domingo de Ramos


Obs.: Tanto depois da Leitura do Evangelho da Benção dos Ramos, como após a Leitura da Paixão, se recomenda uma BREVE homilia.

Para a Benção dos Ramos:

Evangelho: Mt 21, 1-11

Quatro pontos para a reflexão: a) Com esta cerimônia se inicia a Semana Santa. b) Jesus é aclamado pela multidão (ramos, aclamações), mas entra de uma forma humilde (jumentinho). Ele será rejeitado. c) Jesus enfrenta com coragem o desafio de sua condenação. d) Devemos caminhar com Jesus, enfrentando os desafios. Responder ao mundo, pelas nossas atitudes o -“Quem é este?” - Mártires de ontem e de hoje.

Para a Celebração:

1. Introdução:

Iniciamos a Semana Santa. Preparamo-nos para ela, com a nossa caminhada quaresmal. Foi-nos pedido conversão. A Campanha da Fraternidade nos mostrou a necessidade de se mudar atitudes, socorrendo a vida: das pessoas e do planeta. Nossa coleta, encerrando com um gesto concreto a Campanha da Fraternidade, vai ajudar aos projetos ligados ao meio-ambiente, à conscientização da necessidade de se salvar o nosso planeta... A Celebração de hoje não pode ser apenas a vitoriosa aclamação do Senhor que entra em Jerusalém, mas um compromisso de acompanhá-lo até a cruz, para com Ele ressuscitar.

2. Primeira Leitura: Is 50,4-7 - Sei que não serei envergonhado...

A profecia do servo sofredor antecipa a cena da paixão de Jesus. Ele enfrenta os sofrimentos. A Comunidade deve ter a coragem de enfrentar os sofrimentos, pois eles geram a vitória final. Não podemos chegar à Ressurreição e à vida se não passarmos pela paixão e morte. É da fraqueza que devemos tirar a força para vencer os desafios.



3. Segunda Leitura: Fl 2,6-11 - Quem se humilha será exaltado...

São as contradições de Deus; a força na fraqueza e a fraqueza na força. O que foi descrito na primeira leitura, aqui se concretiza. Aquele Jesus glorioso, da entrada triunfante em Jerusalém se torna o nada, na cruz. Mas depois se torna o Senhor.



4. Evangelho: Mt 26,14-27,66 - Paixão de Deus, paixão do mundo.

Saltamos do clima alegre da entrada triunfante para o clima da paixão, tortura, cruz, sofrimento... As paixões, as torturas, as cruzes e os sofrimentos de tantos calvários de hoje devem nos estimular a enfrentar os desafios. Mas não paramos na morte. Caminhamos para a Páscoa.

Fonte: Mons. Antonio Romulo Zagotto


catedral@dci.org.br



Nenhum comentário: