27/04/2011

NA COMUNIDADE FAZEMOS A EXPERIÊNCIA DO RESSUSCITADO!


SEGUNDO DOMINGO DE PÁSCOA

1. Introdução.

Tempo Pascal. Tempo do confronto entre morte e vida. A vida sai vitoriosa! Mesmo diante dos desafios não podemos desanimar. A vida continua. Jesus ressuscitou e nós ressuscitamos com Ele! Nossas esperanças são redobradas e nossas expectativas, mesmo diante das crises, são de superação. A vida em Comunidade, como a dos primeiros cristãos é um sonho! Quem dera pudéssemos retratar hoje este jeito de se viver. Jesus nos ensina como viver este modelo de vida: uma comunidade cheia de paz, cheia do Espírito, cheia de graça!

2. Primeira Leitura: At 2,42-47 - Comunidade: que saudade, que esperança!

Lucas descreve as primeiras Comunidades! Seria a realidade? Seria um sonho? Cada frase deste texto mostra uma atitude a ser tomada não só pela Comunidade, mas também pela Sociedade para tornar este sonho em realidade! a) O projeto de Jesus anunciado; b) espiritualidade; c) vivência pascal (Eucaristia); d) partilha de bens; e) Deus acima de tudo. Para Lucas esta Comunidade não pode ser apenas algo do passado (saudade), mas ideal a ser alcançado pela Comunidade e pela Sociedade (esperança)

3. Segunda Leitura: 1Pd 1,3-9 - Um dia vamos vencer!

O processo de Jesus para alcançar a ressurreição foi o de passar pelas torturas, pela morte. Conosco acontece o mesmo: devemos enfrentar as provações para alcançar a vida. O caminho dele é o nosso caminho. Um crescimento gradativo vai se dando no cristão que assume o projeto de Jesus: pouco a pouco se manifesta nele o próprio Cristo, que comunica a alegria da Ressurreição.

4. Evangelho: Jo 20, 19-31 - O Ressuscitado na Comunidade.

É Domingo! Jesus ressuscitado aparece de modo extraordinário no meio dos discípulos. A primeira mensagem é de paz! No Natal, os anjos desejaram a paz a todos os de boa vontade. Aqui é o próprio ressuscitado que nos dá a paz. Cheios do Espírito, a Comunidade será capaz de superar os desafios, os pecados. Somos enviados para continuar a missão Dele: onde não haja mais pecado, mais intervenção do mal, da morte, mas a vitória da vida. Tempo novo e história nova.

5. Reflexão.

1. Nossa Comunidade vive na prática o que viviam os primeiros cristãos?

2. Temos esperança em nossos corações?

3. Estamos continuando a missão de Jesus?


Dinâmica:

Depois da homilia fazer o abraço da paz.



Nenhum comentário: