10/05/2011

DOMINGO DO BOM PASTOR - 4º Domingo de Páscoa

1. Introdução.

Este Domingo é o Domingo do Bom Pastor. Dia de oração pelas vocações sacerdotais e religiosas. Olhando para Jesus, O Bom Pastor, queremos pedir mais pastores para o nosso rebanho. Não só pastores instituídos (padres, religiosos ou religiosas), mas também pastores que assumam com generosidade nossas pastorais. Este é um nome tão repetido e assumido em nossa Diocese, mas que muitas vezes não motivou ainda nossas Comunidades a assumir o modelo de Igreja proposto para a nossa caminhada diocesana. A Celebração de hoje deve nos ajudar a rezar ao Bom Pastor mas também a nos comprometer com o rebanho!

2. Primeira Leitura: At 2, 14a.36-41 - O crescimento do rebanho

Pedro apresenta como assumir o projeto de Jesus: a conversão! O Batismo insere a pessoa numa nova comunidade. É preciso deixar de lado as estruturas injustas produzidas pelo pecado e assumir o projeto do Reino. Morrer para o pecado e ressuscitar para a vida nova. O Batismo nos coloca no rebanho do Bom Pastor e nos compromete com um jeito novo de vida.

3. Segunda Leitura: 1Pd 2,20b.-25 - Cordeiro e Pastor.

Pedro descreve o sofrimento de Jesus para justificar o nosso sofrimento: é na dimensão do Reino que sofremos. Lembra Mt 5, 10, sofrer para o Reino. Como Cordeiro, Jesus passa pelo sofrimento para nos resgatar. A partir daí torna-se Pastor, e nós como ovelhas fazemos parte deste rebanho.

4. Evangelho: Jo 10,1-10 - Vida em abundância.

Os pastores guardavam suas ovelhas todas num mesmo curral, à noite. Um ficava vigiando. O ladrão não tinha condição de entrar pela porta. Só se derrubasse a cerca. Pela manhã, cada um chamava suas ovelhas e elas seguiam seu pastor, reconhecendo seu chamado. Jesus se apresenta como Porta. Uma abertura libertadora, que liberta as ovelhas para pastagens. O redil opressor é aberto, para que todos tenham vida. Jesus não quer ninguém prisioneiro, doente, excluído: quer que todos tenham vida.



5. Reflexão.

1. Como estamos vivendo o nosso Batismo? Nosso rebanho está aumentando?

2. Como estão nossas pastorais? Temos preocupação com as pastorais sociais?



Dinâmica:

Apresentar as atividades de nossa Comunidade. Interrogar-se sobre as atividades que ainda não existem.



Obs.: No lugar da oração da Comunidade, rezar a Oração pelas Vocações.



1. Senhor da messe e pastor do rebanho, faz ressoar em nossos ouvidos o teu forte e suave convite: "Vem e segue-me"! Derrama sobre nós o teu Espírito, que Ele nos dê sabedoria para ver o caminho e generosidade para seguir a tua voz.

Cantando: Envia, envia Senhor, operários para a messe, escuta, escuta esta prece, multidões te esperam, Senhor!



2. Senhor, que a messe não se perca por falta de operários. Desperta as nossas comunidades para a missão. Ensina a nossa vida a ser serviço. Fortalece os que querem dedicar-se ao Reino, na vida consagrada e religiosa.

Cantando: Envia, envia Senhor, operários para a messe, escuta, escuta esta prece, multidões te esperam, Senhor!



3. Senhor, que o rebanho não pereça por falta de pastores. Sustenta a fidelidade dos nossos bispos, padres e ministros. Dá perseverança aos nossos seminaristas. Desperta o coração dos nossos jovens para o ministério pastoral na tua Igreja.

Cantando: Envia, envia Senhor, operários para a messe, escuta, escuta esta prece, multidões te esperam, Senhor!



4. Senhor da messe e pastor do rebanho, chama-nos para o serviço do teu povo. Maria, Mãe da Igreja, modelo dos servidores do Evangelho, ajuda-nos a responder "sim".

Cantando: Envia, envia Senhor, operários para a messe, escuta, escuta esta prece, multidões te esperam, Senhor!

Fonte: Mons. Antonio Romulo Zagotto


catedral@dci.org.br





Nenhum comentário: