02/06/2013

SANTÍSSIMA TRINDADE


Introdução:
Quando celebramos a Ssma. Trindade não celebramos um mistério curioso, que nossa razão não alcança! Celebramos um mistério que cada vez mais que mergulhamos nele, mais infinito se torna. Aprendemos que há um só Deus em três Pessoas. A Trindade passa para nós uma maneira de se viver em Comunidade. Ela é a Comunidade perfeita. Nossa Comunidade deve se esforçar para vivenciar aqui os atributos vividos em Deus: Amor, partilha, doação, comunhão, comunicação,... Depois de Pentecostes, a Igreja sai em missão, pregando a fé, batizando a todos em nome da Trindade. A celebração de hoje deve renovar em nós um ato de adoração ao nosso Deus, um compromisso de vida em Comunidade e um esforço missionário.
Primeira Leitura Pr 8, 22-31
É o ponto mais alto da reflexão dos sábios. A Sabedoria é a primeira criatura de Deus, uma espécie de arquiteto que o acompanhou e inspirou em toda a sua atividade criadora. Pode-se dizer, portanto, que ela é o sentido vital que Deus imprimiu a toda a criação. Observando o mundo e a história, a humanidade pode encontrá-la e tomar consciência dela, tomando-a como guia para a realização da vida. O autor do Evangelho de João se lembrou desse texto quando escreveu o prólogo do seu evangelho.
Segunda Leitura Rm 5, 1-5
Justificados pela fé em Jesus Cristo, estamos em paz com Deus; por isso, começamos a viver a esperança da salvação. Essa esperança é vivida em meio a uma luta perseverante, ancorada na certeza, garantida pelo Espírito Santo que nos foi dado.
Evangelho Jo 16, 12-15
Estando prestes a deixar seus discípulos, Jesus que recebe tudo do Pai, dá a eles o dom do Espírito Santo. Tudo vem do Pai, se realiza em Cristo e se completa por meio do Espírito Santo.
Reflexão.
1. Somos fiéis à vida de Comunidade?
2. Como nossa Comunidade retrata a Trindade?
3. Como vivemos na prática nosso batismo
Dinâmica:
Renovar as promessas do Batismo.
 

Nenhum comentário: