14/05/2013

RITO PARA APAGAR O CÍRIO PASCAL - II


SOLENIDADE DE PENTECOSTES 

1. Quem preside a Celebração aproxima-se do Círio ainda aceso e se dirige ao povo com a seguinte motivação:

P - Irmãos e irmãs, na noite da Vigília Pascal, aclamamos Cristo nossa Luz e acendemos o Círio Pascal. A luz do Círio nos acompanhou nestes cinqüenta dias do Tempo Pascal. Hoje, dia de Pentecostes, ao concluir o Tempo da Páscoa, o Círio será apagado. Este sinal nos é tirado para que, educados na escola pascal do mestre Ressuscitado, nos tornemos a “luz de Cristo” que se irradia, como uma coluna luminosa que passa no mundo, para iluminar os irmãos e irmãs e guiá-los no êxodo definitivo rumo ao céu.

- A seguir entoa o verso e assembléia responde cantando:

P - A Luz de Cristo!

Todos: Demos graças a Deus!

2. A assembléia pode entoar, então, um Hino Pascal (por exemplo, Cristo venceu Aleluia). Após o canto, o Celebrante faz a inclinação ao Círio Pascal, e o apaga. Depois, voltado para o povo, proclama a seguinte oração:

 

P – Dignai-vos, ó Cristo, acender nossas lâmpadas da fé; que em vosso templo elas refuljam constantemente, alimentadas por vós, que sois a luz eterna; sejam iluminados os ângulos escuros do nosso espírito e sejam expulsas para longe de nós as trevas do mundo. Vós, que viveis e reinais para sempre.

Todos: Amém, aleluia! Amém, aleluia! Amém, aleluia, aleluia, amém! (cantando)

 

3. Segue-se a Bênção final, própria para o dia. Por fim, para a retirada do Círio, forma-se uma procissão, semelhante ao início da Celebração, conduzindo, agora, o Círio Pascal apagado, passando pela nave central da Igreja.

Nenhum comentário: