10/05/2013

ASCENSÃO DO SENHOR


Introdução:

A festa da Ascensão do Senhor nos ensina que o homem Jesus passa a ser o Senhor Glorificado. O homem visível, do convívio cotidiano, passa a ser invisível, numa realidade infinita e misteriosa. Jesus volta para o Pai, de onde saiu para dizer à humanidade que há uma nova esperança para todos: toda a humanidade é convidada a também a se esforçar para conseguir este lugar. Na nossa celebração já vivemos esta realidade celestial: Deus já nos dá o seu mais precioso dom que é Ele mesmo; vivemos a partilha, a solidariedade; formamos uma sociedade de iguais... Devemos nos esforçar para viver aqui na terra estas realidades do céu.

 

I Leitura: At 1,1-11 - Subiu aos céus e está sentado à direita de Deus Pai...

A descrição da Ascensão de Jesus é um modo de falar sobre a sua volta para o mistério da vida de Deus. O homem Jesus, visível, se torna invisível. Não podemos ficar olhando para o alto, passivos, mas assumir a missão, preparando o mundo para a volta do Senhor.

 

II Leitura: Ef 1,17-23 - Cabeça e membros glorificados.

Paulo nos exorta a termos esperança para alcançarmos também a mesma herança dada a Jesus: depois de sua morte-ressurreição Eles está sentado junto do Pai, como o Senhor. Como membros de um corpo onde Ele é a cabeça, também nós seremos glorificados como Ele.

 

Evangelho: Lc 24, 46-53 - Nossa vez de ser testemunhas

A missão cristã nasce da leitura das Escrituras, onde se percebe o testemunho de Jesus (vida-morte-ressurreição) como seu centro e significado. Essa missão continua no anúncio de Jesus a todos os povos, e provoca a transformação da história a partir da atividade de Jesus voltada para os pobres e oprimidos. A conversão e o perdão supõem percorrer o caminho de Jesus na própria vida e nos caminhos da história. A missão é iluminada pelo Espírito do Pai e de Jesus (a «força que vem do alto»). O Evangelho de Lucas termina em Jerusalém e no Templo, como havia começado. Daí os apóstolos partirão para a missão «até os confins da terra» (At 1,8). (cf Bíblia Pastoral)

 

Reflexão.

1. Esperamos que as coisas aconteçam ou assumimos a tarefa de construtores do Reino?

2. Em que baseamos nossa esperança?

3. Enfrentamos os desafios?

 

Dinâmica:

Entrar com uma faixa onde deve estar escrito: “ELE ESTÁ NO MEIO DE NÓS!”

 

Nenhum comentário: