14/05/2013

CELEBRAÇÃO VESPERTINA - (Da Vigília de Pentecostes)

Introdução:

                   Durante toda esta semana nos preparamos para esta festa tão importante da nossa caminhada de Comunidade. Fomos orientados a nos envolver neste clima de preparação para a vinda do Espírito Santo Paráclito. Celebramos também nestes dias a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos. Nesta noite nos reunimos para celebrar vigilantes a vinda daquele que é a Alma da Igreja. As grandes festas liturgicas sempre têm uma celebração de vigília que as antecede. Do nosso coração deve brotar constantemente esta oração: “Vinde Espírito Santo!” Neste clima preparamos nosso coração, nossa Comunidade para receber o nosso Defensor, aquele que vai nos animar a continuar a missão de Jesus.

 I Leitura: Gn 11, 1-9 - De pecado em pecado, a humanidade se dispersa.

                  O texto apresenta uma explicação para a diversidade de povos e línguas: por causa do orgulho. Babel é o lugar da autossuficiência, que produz uma estrutura injusta, exploradora e opressora. A reunião doa povos e línguas acontecerá em Pentecostes e no final dos tempos. É preciso, por meio do Espírito Santo, construir uma sociedade fundada na justiça e na fraternidade.

 II Leitura: Rm 8, 22-27 - Espírito que converte.

A ação do Espírito Santo é uma ação transformadora. Do egoísmo à partilha! Do individualismo à solidariedade! Sair de nós, de nossos projetos e assumir o projeto apontado pelo Espírito Santo! Ele nos ajuda a assumir um jeito novo de ser. Ele nos impulsiona para o projeto de Jesus.

Evangelho: Jo 7, 37-39 - Rios de água viva!

Jesus é a água viva. Ele veio matar a sede do homem. Quem se julga saciado, autossuficiente não terá esta água. Só os que estão abertos ao projeto de Jesus é que conseguirão ter em si o Espírito Santo, aderindo a Ele e creditando Nele.

 
Reflexão.

1. Que tipo se sociedade estamos construindo?

2. Estamos procurando nos converter e nos convencer?

3. Temos água suficiente para matar a sede do outros?

 Dinâmica:

Fazer uma bela vigília, depois da celebração, continuando no clima de preparação para grande festa de Pentecostes.                                        

                         

 Pentecostes  At 2,1-11                                                                               

                   1Cor 12,3b-7.12-13

                     Jo 20,19-23

 

Introdução:

                   Com a celebração de Pentecostes termina o Tempo Pascal. A Comunidade passa a viver sob a ação do Espírito Santo. É um tempo novo para a Igreja, é um tempo novo para o mundo! Somos sacudidos interiormente por um fogo novo e um vento impetuoso! Não há mais o que temer! Aquele que venceu a morte se torna presente, de forma invisível, mas real, para que, por meio do Espírito Santo, o cristão deixe de lado as obras da carne  e construa a obra de Deus. É o aniversário da Igreja, que corajosamente abre as portas e anuncia um tempo novo. Pela força do Espírito Santo somos constituídos missionários. Este mesmo Espírito nos renova interiormente e renova a face da terra.

 I Leitura: At 2,1-11 - O Espírito gera a Igreja.

                  Lucas reúne várias passagens do AT para relatar o fato Pentecostes: os 50 dias após a Páscoa, no Sinai, onde o povo celebra a Aliança e recebe a Lei; a manifestação de Deus, no Sinai, entre fogo e fumaça; o inverso do acontecimento de Babel (Gn11,1-9). O que importa é crer no que está na base de toda Comunidade cristã: o Espírito Santo faz compreender e continuar o testemunho de Jesus. As portas se abrem e começa o tempo da Igreja.

II Leitura: 1Cor 12,3b-7.12-13 - Ministérios, carismas e serviços

O Espírito Santo suscita na Comunidade vários carismas, ministérios e serviços. São habilidades para fazer seus trabalhos para o bem de todos. Os fenômenos carismáticos não têm finalidade em si mesmos, mas para a Comunidade. Entender a ação do Espírito Santo na Comunidade exige delicadeza e discernimento: ninguém pode se dizer dono do Espírito Santo nem se pode duvidar da sua ação na Igreja.

Evangelho: Jo 20,19-23 - O Espírito derramado.

Infundindo na Comunidade pós-pascal o Espírito Santo, Jesus quer dar a ela uma vida nova e mostrar-lhe o objetivo de sua missão: sem medo, continuar a atividade dele. Somos construtores da Paz, somos missionários da Boa Nova e anunciadores de um novo tempo, Tempo de Graça.

Reflexão.

1. Estamos tendo a coragem par abrir as portas e anunciar o projeto de Jesus?

2. Os ministérios, carismas e serviços são dons para a Comunidade?

3. Vivemos o sacramento da Crisma?

Dinâmica:

Duas vasilhas com óleo perfumado. Formam-se duas filas. Cada um faz uma cruz na fronte do outro, renovando o Sacramento da Crisma, dizendo: O DOM de Deus esteja contigo!

No final da celebração, dar a benção com Círio Pascal aceso, depois apagá-lo, guardando-o em uma caixa bonita.

 

Nenhum comentário: