05/11/2013

DEUS DOS VIVOS! - XXXIIº DOMINGO DO TEMPO COMUM - ANO C


 
Introdução

Falar de vida eterna para o mundo de hoje parece incongruência. Queremos a vida aqui. Realizar as coisas aqui. Ser feliz aqui... Vida depois da morte seria uma espécie de fuga desse mundo, sem se comprometer em mudanças.  Para o cristão Deus é o Deus da vida. A vida daqui e a vida de depois. Cremos na Ressurreição. Cristo é a nossa garantia de ressuscitados. A liturgia desses últimos dias nos ajudou a fazer essa reflexão: Finados, Todos os Santos...

Primeira Leitura - 2Mc 7, 1-2.9-14 - O Rei do Universo nos ressuscitará  para uma vida eterna.

É uma das páginas mais comoventes de toda a Bíblia, mostrando que o tempo de perseguição se torna ocasião de educar para o testemunho capaz de enfrentar até o sacrifício da própria vida. Aqui aparece, pela primeira vez e com clareza, a crença na ressurreição. A fé na ressurreição não é neutra: Deus ressuscita os justos para a vida; quanto aos injustos, não ressuscitarão: seu destino é a morte definitiva.

Segunda Leitura - 2Ts 2, 16-3,5 - O Senhor  vos confirme em toda boa ação e palavra.

A comunidade cristã não precisa temer o final dos tempos. Ao contrário, deve agradecer a Deus, pois, ouvindo o Evangelho, abraçando o compromisso da fé e abrindo-se para dar o testemunho de Jesus Cristo, ela já se encontra no caminho da salvação. O importante é continuar fiel à tradição apostólica e dar testemunho da fé através do anúncio e da prática do bem. Ao lado da prática da fé, a oração em favor dos evangelizadores exprime a solidariedade no testemunho e na difusão do Evangelho.

Evangelho - Lc 20, 27-38 - Deus não é o Deus dos mortos, mas dos vivos.

Há realmente ressurreição? Jesus desmoraliza os saduceus, apresentando o cerne das Escrituras: Deus é o Deus comprometido com a vida. Ele não criou ninguém para a morte, mas para a aliança consigo para sempre. A vida da ressurreição não pode ser imaginada como cópia do modo de vida deste mundo. Ressurreição não na base da ciência , mas na dimensão da fé.

Reflexão

1. Damos corajoso testemunho do Deus da vida?

2. Colocamos nossa esperança em Deus?

3. Cremos na ressurreição ou...?

 Dinâmica

Entrar com uma criança recém nascida, uma muda de planta e um jarro com água (significando a VIDA)

 

Fonte: Mons. Antonio Romulo Zagotto


 

Nenhum comentário: