26/03/2014

4º DOMINGO DA QUARESMA


 

Introdução:

No dia do nosso batismo fomos ungidos sacerdotes, profetas e reis. Esta unção nos marcou como filhos e filhas de Deus, pelo banho na água. Recebemos uma vela acesa, no compromisso de viver como filhos da luz. A liturgia de hoje evoca toda esta dimensão batismal. Davi ungido rei, lembra a cada um de nós nosso chamado ao serviço pastoral e social. Paulo quer que vivamos como filhos da luz. Ao curar o cego de nascença, Jesus pede que ele se lave na piscina... A quaresma é este tempo forte de preparação para a Páscoa da Ressurreição, tempo em que os catecúmenos se preparavam para o Batismo. Somos hoje chamados a reviver a intensidade deste sacramento em nossa vida. Diante de desafios, como o trafico humano, as violências, as agressões lembrados pela Campanha da Fraternidade, devemos assumir o anúncio e a denúncia proféticas, o serviço, sobretudo à causa dos excluídos e celebrar a vida, dom precioso que Deus nos dá e que está sendo tão negligenciada!

 

 I Leitura: 1Sm 16,1b.6-7.10-13a - Quem vê cara não vê coração.

A unção de Davi mostra que Deus não age de acordo com os critérios humanos. A unção carismática, feita pelo profeta, legitima esta escolha por parte de Deus. A história esta cheia de exemplos claros dos erros cometidos, quando se escolhe algo ou alguém seguindo apenas os critérios humanos. Deus escolhe sempre o que não tem valor, elege sempre o pobre, está do lado do excluído...

 

II Leitura: Ef 5,8-14 - Ser filhos da luz

São Paulo termina o texto de hoje com um hino batismal: “Desperte você que está dormindo. Levante-se dentre os mortos e Cristo o iluminará.” Quem assumir de verdade o seu batismo vai produzir frutos de bondade, de justiça, de verdade, de solidariedade e de paz.

 

Evangelho: Jo 9,1-41 - Não basta ter olhos abertos para enxergar...

O cego é todo o oprimido, alienado. Jesus quer libertá-lo. Mas o poder não quer deixar! Curado, tem que enfrentar os desafios e precisa mudar de lado. Jesus então o admite na nova comunidade. O poder não quer sair perdendo. Mas Jesus desmascara o poder. Não basta ter olhos abertos para enxergar...

 

Reflexão.

1. Como estamos vivendo a nossa tríplice missão batismal: profeta, sacerdotes, servos?

2. Lutamos para construir uma sociedade exista bondade, verdade e justiça?

3. Temos coragem de enfrentar o poder e denunciar as injustiças? Sobretudo tudo o que Campanha da Fraternidade/2014 vem denunciando?

 

Dinâmica:

Fazer aqui o Ato penitencial, e retirar a venda que cobre os olhos daqueles que fazem os pedidos de perdão.

 

Lembrar que o Evangelho pode ser dialogado (O livro da Diocese para a leitura da Paixão tem no final o texto do Evangelho deste domingo em forma de diálogo)

 

 

 

Nenhum comentário: