01/04/2014

5º DOMINGO DA QUARESMA


 

Introdução:

                        Uma leitura crítica de nossa sociedade nos faz perceber claramente que vivemos em um contexto onde se privilegia a morte, a exclusão, o empobrecimento. A paisagem é aterradora. Ossos secos, sem vida, opção por projetos que matam, visão de morte por todo o lado. Além da angústia que toma conta de nós, muitas das vezes parece que nada podemos fazer. Mas existe uma luz no fim do túnel. A esperança de que algo pode ser feito é apontado pela primeira leitura de hoje: Deus está do nosso lado. São Paulo nos fala de vida conquistada por meio da justiça. Jesus não apenas lamenta e chora seu amigo morto, mas o restitui à vida. Não podemos ficar só nos lamentado, mas devemos assumir algo concreto, para mudar a cara desta nossa sociedade, sobretudo nesta dimensão denunciada pela Campanha da Fraternidade/2014, sobre a terrível questão do trafico humano.

 

 I Leitura: Ez 37,12-14 - Sopro de vida.

(Favor ler todo o capitulo 37 para poder entender o contexto) A ação libertadora de Deus, ao livrar o seu povo do exílio de Babilônia, lembra uma nova criação, através do sopro vitalizador de Deus, dando vida ao primeiro homem. O povo é reconduzido à sua terra. Tomando consciência de sua dignidade o povo começa a se reunir e se organizar, lutando para construir uma nova sociedade, um novo país, uma nova história.

 

II Leitura: Rm 8,8-11 - Morte e vida severina

De acordo com o seu comportamento se sabe se o cristão está do lado da vida ou da morte. Se tem o sopro de Deus ou o sopro da Morte. O mesmo Espírito que ressuscitou Jesus vitaliza nossas ações, como principio de uma verdadeira Vida.

 

Evangelho: Jo 11,1-45 - Angustiados sim! Derrotados nunca!

Quando Jesus acorda Lázaro, não fica só na lamentação, no choro pelo amigo morto. A sua ação libertadora o chama à vida. Enfrenta o sofrimento, caminha ao encontro do maior desafio que é a morte e a vence. Seu amigo vive! Não duvidar deste poder  (“Senhor se estivesses aqui...”). Não deixar para depois (“...há de ressurgir no último dia”). Há uma luz no fim do túnel. Tem que ser agora.

 

Reflexão.

1. Estamos nos organizando em função das denúncias feitas pela Campanha da Fraternidade /2014?

2. De que lado estamos: da Vida ou da Morte?

3. Diante de quadro social que vivemos só nos lamentamos? Que gesto concreto estamos assumindo para criar condições de Solidariedade e Paz?

 

Dinâmica:

Fazer aqui o Ato penitencial, (um ramo seco, onde estão pendurados os pecados e na medida em que forem retirados, sejam substituídos por ramos verdes).

Depois de silêncio de oração, cada pessoa sopra na direção de quem está perto. Depois se canta.

 

Depois do Ato penitencial

Lembrando a última preparação para o Batismo, pedimos a libertação de todo o mal.

Recitar um dos exorcismos batismais...

 

“Deus todo-poderoso, que, enviando vosso Filho único, destes ao homem, cativo do pecado, a liberdade dos vossos filhos, nós vos suplicamos por estes vossos servos que, tendo conhecido as seduções do mundo e as tentações do demônio, se reconhecem pecadores diante de vós. Libertai-os do poder das trevas pela paixão e ressurreição de vosso Filho e guardai-os no caminho da vida, sustentados pela graça de Cristo.

Por Cristo, nosso Senhor.”

 

 

 

 

Nenhum comentário: