11/04/2014

DOMINGO DE RAMOS



Para a benção dos Ramos: Mt 21,1-11

Para a Celebração: Is 50,4-7

                               Fl 2,6-11   

                               Mt 26,14-27,66

 

Obs.: a)Embora se recomendem as três leituras na Celebração, pode-se omitir uma ou mesmo as duas primeiras leituras.

            b) Tanto depois da Leitura do Evangelho da Benção dos Ramos, como após a Leitura d Paixão, se recomenda uma BREVE homilia:

 

Para a Benção dos Ramos: a) Com esta cerimônia se inicia a Semana Santa.

                                            b) Jesus é aclamado pela multidão (ramos, aclamações), mas entra de uma forma humilde (jumentinho). Ele será rejeitado.

                                             c) Jesus enfrenta com coragem o desafio de sua condenação.

                                            d) Devemos caminhar com Jesus, enfrentando os desafios. Responder ao mundo, pelas nossas atitudes o -“Quem é este?” - Mártires de ontem e de hoje.

 

Para a Celebração:

Introdução:

                        Iniciamos a Semana Santa. Preparamo-nos para ela, com a nossa caminhada quaresmal. Foi-nos pedido conversão. A Campanha da Fraternidade nos mostrou a necessidade de se construir uma sociedade sem escravos, sem trafico humano, com respeito à dignidade das pessoas. Nossa coleta, encerrando com um gesto concreto, nossa Campanha da Fraternidade, vai ajudar ao atendimento às vítimas de violência e da exclusão social, a ações que visam a educação pela paz e a promoção da cidadania de direitos humanos. A Celebração de hoje não pode ser apenas a vitoriosa aclamação do Senhor que entra em Jerusalém, mas um compromisso de acompanhá-lo até a cruz, para com Ele ressuscitar.

 

 I Leitura: Is 50,4-7 - Sei que não serei envergonhado...

A profecia do servo sofredor antecipa a cena da paixão de Jesus. Ele enfrenta os sofrimentos. A Comunidade deve ter a coragem de enfrentar os sofrimentos, pois geram a vitória final. Não podemos chegar à Ressurreição e à vida se não passarmos pela paixão e morte. É da fraqueza que devemos tirar a força para vencer os desafios.

 

II Leitura: Fl 2,6-11 - Quem se humilha será exaltado...

São as contradições de Deus; a força na fraqueza e a fraqueza na força. O que foi descrito na primeira leitura, aqui se concretiza. Aquele Jesus glorioso, da entrada triunfante em Jerusalém se torna o nada, na cruz. Mas depois se torna o Senhor.

 

Evangelho: Mt 26,14-27,66 - Paixão de Deus, paixão do mundo. (fazer dialogada)

Saltamos do clima alegre da entrada triunfante para o clima da paixão, tortura, cruz, sofrimento... As paixões, as torturas, as cruzes e os sofrimentos de tantos calvários de hoje devem nos estimular a enfrentar os desafios. Mas não paramos na morte. Caminhamos para a Páscoa.

 

Na leitura da Paixão, que deve sempre ser dialogada, não se faz a saudação inicial - "O Senhor esteja convosco...”, mas no fim se diz - "Palavra da Salvação", mas não se beija o livro. Quando se anuncia a morte do Senhor se faz uma pequena pausa e todos se ajoelham em silêncio. Optar sempre pela forma mais longa. A forma mais breve só deve ser usada em ocasiões especiais (idosos hospitais...). A assembléia pode acompanhar a leitura sentada.

Terminada a história da Paixão, haja uma BREVE homilia.

 

Nenhum comentário: