14/06/2010

O SENHOR É MISERICÓRDIA E COMPAIXÃO

XIº DOMINGO DO TC

Introdução
No Domingo passado estávamos diante do poder ressuscitador de Deus por meio de Elias e por meio de Jesus. Hoje nos deparamos com o poder perdoador de Deus. Nesse domingo ainda fazemos eco à festa do Sagrado Coração de Jesus, celebrada nesta última sexta-feira. A misericórdia de Deus se manifesta na história da humanidade e na história de cada um de nós. O grande sinal do perdão de Deus é Jesus. Como nos diz Paulo: “Pois bem, a prova de que Deus nos ama é que Cristo morreu por nós, quando ainda éramos pecadores” (Rm 5,8). Ou como no texto de hoje: Eu vivo, mas não eu, é Cristo que vive em mim. Esta minha vida presente, na carne, eu a vivo na fé, crendo no Filho de Deus, que me amou e por mim se entregou. (Gl 2, 20). Deus se compadece da humanidade e reata os laços rompidos pelo pecado, enviando seu próprio Filho para unir de novo a humanidade com Deus. E este reatamento se dá na cruz. Este é o preço pelo qual fomos resgatados! Uma visão de um Deus que condena é uma visão distorcida de Deus. Deus é misericórdia e compaixão. Fazer esta experiência de Deus misericórdia e compaixão é acolher o Deus revelado por Jesus.

Misericórdia Senhor, misericórdia...
Davi é acusado de pecado. Sabemos por quê: articulou um perverso golpe para ficar com a mulher de Urias, seu general. A historinha que Natã conta a Davi e que não está no texto anunciado é muito interessante. Começa assim: “O Senhor mandou o profeta Natã falar com Davi. Natã se apresentou e disse a Davi: ‘Havia dois homens numa cidade: um era rico e o outro era pobre. O rico tinha muitos rebanhos de ovelhas e bois. O pobre tinha só uma ovelha, uma ovelhinha que ele havia comprado. O pobre a criava e ela foi crescendo com ele, com seus filhos, comendo do seu pão, bebendo de sua vasilha e dormindo no seu colo. Era como filha para ele. Ora, chegou uma visita à casa do homem rico, e este não quis pegar nenhuma de suas ovelhas ou vacas para servir ao viajante que o visitava. Então ele pegou a ovelha do homem pobre e a preparou para a sua visita’. Davi ficou furioso contra esse homem, e disse a Natã: ‘Pela vida do Senhor quem fez isso merece a morte. Por não respeitar o que pertencia a outro, deverá pagar quatro vezes o valor da ovelha’”. (2Sam 12, 1-5). A partir daqui dá para entender o inicio da primeira leitura e seus desdobramentos.

“Quem é este que até perdoa pecados?”
A mulher pecadora pública é acusada de pecado. O núcleo central do Evangelho de hoje são os versículos 48-50 – “E Jesus disse à mulher: ‘Seus pecados estão perdoados. ’ Então os convidados começaram a pensar: ‘Quem é esse que até perdoa pecados? ’ Mas Jesus disse à mulher: ‘Sua fé salvou você. Vá em paz!’”.(Lc 7, 48-50). Diante de Jesus estão o fariseu e a mulher. Ele conhece a vida do fariseu e da mulher. Só que o fariseu tem o coração fechado. A mulher não! A mulher tem um encontro de amor e perdão, e, na fé, encontra salvação.

Conclusão
O Senhor é misericórdia e compaixão. Apesar de nossos pecados Ele vem ao nosso encontro com o perdão. Fez assim para com o seu povo. Fez assim para com a humanidade. Faz assim com cada um de nós. Basta o arrependimento. Deus está sempre pronto a perdoar. As histórias do capitulo 15 de Lucas (A ovelha perdida, a moeda perdida e o filho perdido) nos ajudam a perceber como Deus age diante do pecado. O perdão é sempre uma festa! Basta que tenhamos o arrependimento de Davi e a coragem da mulher em ir à busca do perdão.


Fonte: Mons. Antonio Romulo Zagotto
catedral@dci.org.br

Nenhum comentário: