09/08/2010

TER OS OLHOS BEM ABERTOS! XIXº DOMINGO DO TEMPO COMUM

Introdução.
O encontro com o Ressuscitado neste domingo, nos ajuda a aprofundar as reflexões de domingo passado. O apego aos bens deste mundo vai dificultar a prever os bens necessários para nossa salvação. A Semana Nacional da Família que iniciamos hoje também nos ajuda a buscar os verdadeiros valores: Família Formadora de Valores Humanos e Cristãos. E o dia dos pais vai incentivar a buscar esses valores do Reino aos pais verdadeirmante cristão e responsáveis.

Na espera, celebrar. “Aquilo com que puniste nossos adversários, serviu também para glorificar-nos” (Sb 18, 8).
A espera da libertação, como promessa de Deus colocava no coração do povo escravo no Egito a energia, a segurança e a esperança de um dia provar da liberdade. Tanto assim que celebravam às escondidas o sacrifício pascal. Enquanto esperamos também devemos celebrar com energia, segurança e esperança.

Fé dinâmica. “Esperava a cidade que tem Deus mesmo por arquiteto e construtor.” (Hb 11, 10).
O capítulo 11 de Hb está permeado de exemplos de pessoas plenas de fé: Abel, Henoc, Noé. O texto de hoje se limita ao pai da fé: Abraão. Não uma fé que aguarda os acontecimentos caírem prontos do céu, mas no dinamismo de quem faz acontecer: “Quem sabe faz a hora, não espera acontecer.” (Pra não dizer que não falei das flores; - Geraldo Vandré).

Estar prontos. “Vós também, ficai preparados!” (Lc 12, 40).
As propostas de Jesus são claras: rins cingidos e lâmpadas acesas! Rins cingidos: amarrar a longa túnica numa alegoria para facilitar a caminhada e não tropeçar... E também para tornar o serviço mais ágil. Lâmpadas acesas: nada mais importante na noite escura ter lâmpadas acesas, alegoria do vigia que está cordado, com os olhos bem abertos. Tudo na dimensão do Reino: “Vendam os seus bens e dêem o dinheiro em esmola. Façam bolsas que não envelheçam, um tesouro que não perde o seu valor no céu: lá o ladrão não chega, nem a traça rói. De fato, onde está o seu tesouro, aí estará também o seu coração.” (Lc 12, 33).

Conclusão.
Deixar tudo. Seguir o Senhor. Ter esperança. Assumir os sinais do reino de Deus: desapego, partilha, solidariedade. Dar livremente o que se tem para àqueles que estão passando necessidade. Que sejamos formadores de valores humanos e cristãos como nos pede a Semana Nacional da Família.

Fonte:Mons. Antonio Romulo Zagotto.
catedral@dci.org.br

Nenhum comentário: