09/08/2011

20º DOMINGO DO TEMPO COMUM


Introdução:

Antigamente se pensava o mundo dividido entre duas partes: de um lado o povo de Deus, povo da promessa, da aliança, protegido por Deus; do outro lado, os outros. Os que não conheciam a Deus (pagãos) e os que não participavam da vida do povo de Deus (estrangeiros). Em alguns momentos do AT, principalmente nos profetas, se pensa em Deus que quer a salvação de todos. Logo no seu início, a Igreja teve dificuldades para entender a salvação para todos. As nossas relações ainda estão marcadas pelas barreiras de raça, cor, riqueza, cultura, religião... Mas Deus não exclui ninguém. E se nós ousássemos fazê-lo, estaríamos pervertendo o direito e a justiça de Deus (I leitura). A fé não depende de raças, fronteiras ou culturas. Quem está aberto à fé em Jesus Messias constitui família com todos os que crêem em todas as partes do mundo (evangelho). Mesmo aqueles que não aceitam Jesus como o Messias não foram abandonados por Deus, que é misericordioso para com todos (II leitura).

Primeira Leitura: Is 56,1.6-7 – Fim do exclusivismo.

Isaías promete uma “casa de oração”; um local onde todos os povos e todas as pessoas se encontrarão na fraternidade e com Deus. Deus não está ligado a uma terra, a uma nação. Todos, desde que aceitem viver o direito e a justiça, fazem parte do povo de Deus. A salvação não se destina apenas a Israel: destina-se a todos os homens e mulheres que aceitarem o convite para integrar a comunidade do Povo de Deus.

Segunda Leitura: - Rm 11,13-15;29-32 – Salvação para todos

Mesmo reconhecendo que a salvação divina é para todos os povos, Paulo não deixa de perseguir um de seus objetivos apostólico: conduzir o povo da Aliança a Jesus Cristo. A segunda leitura sugere que a misericórdia de Deus se derrama sobre todos os seus filhos, mesmo sobre aqueles que, como Israel, rejeitam as suas propostas. Deus respeita sempre as opções dos homens; mas não desiste de propor, em todos os momentos e a todos os seus filhos, oportunidades novas de acolher essa salvação que ele quer oferecer..

Evangelho: Mt 16 13-20 – Enfrentando Jesus!

A mulher pagã entende que Jesus vem realizar um projeto concreto: constituir o povo de Deus. Reconhecendo isto, ela e sua filha participam deste projeto. Jesus, depois de constatar como os fariseus e os doutores da Lei recusam a sua proposta do Reino, entra numa região pagã e demonstra como os pagãos são dignos de acolher o dom de Deus. Face à grandeza da fé da mulher cananéia, Jesus oferece-lhe essa salvação que Deus prometeu derramar sobre todos os homens e mulheres, sem exceção.

Reflexão.

1. Entendemos que é preciso acolher a todos?

2. Acolhemos as oportunidades de Deus?

3. Diante de tantas exclusões, como agimos?

4. Dia dos pais...

5. Abertura da Semana Nacional da Família...

Dinâmica:

Representar as diversas exclusões, no Ato Penitencial, e pedir perdão por elas...

Fonte: Mons. Antonio Romulo Zagotto



Um comentário:

Anônimo disse...

I think you'll want to add a facebook icon to your blog. Just marked down the article, however I had to do it manually. Simply my 2 cents.

My blog:
simulation rachat credits www.rachatdecredit.net