05/08/2011

19º DOMINGO DO TEMPO COMUM

Introdução:

A celebração de hoje nos ajuda a perceber como grandes figuras como Elias, Paulo e Pedro experimentaram a presença de Deus nas suas vidas de profeta, de apóstolo e de discípulo de Jesus. Nas nossas vidas muitas vezes encontramos situações em que sentimos mais a presença de Deus. Precisamos dar valor a estes momentos, pois podem ser momentos decisivos para a nossa vida. Santo Agostinho dizia: “Temo o Senhor que passa e talvez não volte nunca mais”! Por isso sejamos atentos ao modo de Deus entrar na vida do profeta Elias, na vida do apóstolo Paulo e na vida dos discípulos de Jesus, entre eles, Pedro. O convite que o Senhor faz a cada um de nós é que não tenhamos medo, não nos isolemos desanimados... Tenhamos coragem para enfrentar os desafios. A sua Palavra e a Eucaristia são nossa força!

Primeira Leitura: 1 Rs 19, 9 a 11-13 a – Não dá para fugir!

O profeta Elias foge diante das ameaças de morte. Deus entra em cena e o encoraja a voltar para reconstruir a sociedade nos moldes propostos por Deus: na justiça e na fraternidade. Elias se dirige ao monte da aliança e lá tem um encontro particular com Deus, que lhe dá uma nova missão. Também nós devemos fazer esta experiência de um encontro com Deus e assumir com coragem o que Ele aponta como tarefa para nós..

Segunda Leitura: Rm 9, 1-5 – Missão apostólica.

São Paulo é rejeitado pelos judeus. Sente uma imensa tristeza pela incredulidade deles. O amor do apóstolo é tanto que estaria disposto a passar por situações as mais difíceis, em favor deles. Ser até separado de Cristo! É claro que a interpretação não passa pela simples lógica, mas pelo valor de ver o outro inserido na graça. Só quem ama tem gestos extremos como este. Cristo enfrenta até a morte por nós. Como seguidores dele devemos também assumir gestos concretos para salvar o irmão!

Evangelho: Mt 14, 22-33 – Ter fé!

Pedro, figura da Comunidade, no momento das grandes crises, duvida da presença de Jesus e pede um sinal, um milagre. E mesmo vendo sinais, continua com medo. É preciso pedir socorro. Jesus atende ao pedido da Comunidade, mas deixa claro que ela precisa crescer na fé. As águas agitadas, os desafios não podem nos intimidar. Como disse a Pedro, “Venha!”, diz também a cada um de nós, “Venham!”. Qual a nossa resposta?

Reflexão.

1. Temos coragem de tomar o caminho de volta para reconstruir uma nova sociedade?

2. Como apóstolos assumir gestos corajosos para levar a fé a nossos irmãos?

3. Como enfrentamos os desafios? Com medo? Com coragem? Como respondemos ao apelo de Jesus?

4. Lembrar o dia do Padre...
Dinâmica:

Fazer aqui o Ato penitencial, com pessoas deitadas e que são socorridas e levantadas por três pessoas caracterizadas de Elias, de Paulo e de Jesus.


Fonte: Mons. Antonio Romulo Zagotto



Nenhum comentário: