29/07/2011

18º DOMINGO DO TEMPO COMUM

1. Introdução:

Somos convidados a um banquete! Cada vez que nos reunimos para celebrar, celebramos a festa daqueles que ouviram o chamado do Senhor e se dispõem a assumir a gratuidade dos dons de Deus: sacia nossa sede, mata nossa fome, cria novas condições de vida, convida para a volta... Viver a celebração na Comunidade já é concretizar a utopia de uma sociedade onde não haverá mais fome, mais exclusão, mais violência, mais morte. Os sofrimentos serão superados, pois teremos a certeza que nada pode nos separar do amor de Cristo. Mas não basta viver esta realidade só no momento da celebração: é preciso fazer com que tudo o que celebramos se torne realidade também no nosso dia-a-dia... O banquete, o alimento para todos, a certeza de que o Senhor está conosco, apesar de tudo, devem nos incentivar a enfrentar as barreiras e os desafios.

2. Primeira Leitura: Is 55,1-3 – Felizes os convidados...

O profeta faz um convite para os exilados: voltem para casa. Muitos não acolhem este convite, pois já se dão por satisfeitos com aquilo que têm no exílio. Os poucos que voltam descobrem que a realidade material prometida não se concretiza, mas a realização plena virá depois. O que justifica a participação no banquete é ter fome e sede e não a posição social, o ter dinheiro. Deus não olha as posses das pessoas, mas sim as suas necessidades.

3. Segunda Leitura: Rm 8, 35.37- 39 – Apesar de tudo, Deus continua firme.

São Paulo enumera as dificuldades e os desafios pelos quais passou: a tribulação, a angústia, a perseguição, a fome, a nudez, o perigo, a espada. São desafios pessoais e de fora. Muitas vezes nos desesperamos e nos afastamos de Deus, devido aos desafios. Para Paulo, “nada pode nos separar do amor de Cristo”! Não podemos desanimar, pois apesar de tudo, Deus está conosco: “Ele está no meio de nós!”.

4. Evangelho: Mt 14, 13-21 – O Banquete do Reino.!

No deserto, Jesus tem compaixão do povo. Os discípulos pensam na solução material: não têm dinheiro! Jesus pensa na solução do Reino: partilha e gratuidade! São sinais de um novo modo de vida e de anúncio do reino. Quando Jesus pede aos discípulos que distribuam o alimento, pede a cada um de nós que sejamos continuadores de sua missão. Não basta comungar, é preciso construir uma sociedade onde não haja mais fome e exclusão


5. Reflexão.

1. Nossos valores são os valores do Reino?

2. Carregamos dentro de nós a certeza de que, apesar das dificuldades, Deus caminha conosco?

3. Estamos tentando construir uma sociedade de acordo com o sonho de Jesus?


6. Dinâmica:

Cestas com pães para serem distribuídos no final da celebração.


Fonte - Mons. Romulo



Nenhum comentário: