19/07/2011

17º DOMINGO DO TEMPO COMUM

1. Introdução.

Diante de tantos desmandos de nossas autoridades, da corrupção, do desvio dos bens públicos, da imoralidade e subserviência, nos perguntamos se existe sabedoria naqueles que nos governam. Devido ao desgoverno, o povo de Deus enveredou muitas vezes por caminhos errados, traindo a Aliança. Este era o grande pecado dos reis: atrair o povo para caminhos que contrariavam a Lei. Não se deve pedir favores pessoais, mas a sabedoria. Salomão entendeu que não governava para si, mas para o povo. O cristão batizado deve entender que a verdadeira sabedoria é acolher o Filho, já que fomos criados a imagem e semelhança de Deus. E no Evangelho se aprende que sábio é quem faz opção pelos valores do Reino. A celebração de hoje deve nos ajudar a pedir sabedoria para quem nos governa e sabedoria para nós, para fazermos a opção acertada.

2. Primeira Leitura: 1Rs 3, 5.7-12 – Dai-nos Sabedoria!

O sonho de Salomão mostra que o que o povo quer são governantes que governem para o povo e não para si. Salomão não pede para si, mas para ser um bom governante. A verdadeira sabedoria é aquela que é capaz de discernir e realizar a justiça. Se isto não acontecia, os profetas levantavam sua voz e denunciavam os desmandos.

3. Segunda Leitura: Rm 8, 28-30 – Imagem e semelhança de Deus.

O projeto de Deus é claro. Quer salvar a todos. Mas o homem é livre: pode ou não aceitar este projeto. Sábio é aquele que assume o projeto de Deus, acolhendo a vida e a salvação e rejeitando a morte e a condenação.

4. Evangelho: Mt 13, 44-52 – O Reinado de Deus.

Mais três parábolas sobre o Reino. As duas primeiras mostram a preciosidade do Reino. É preciso deixar tudo para aderir a este projeto. A terceira retoma as lições da parábola do joio: é preciso ter paciência. Sábio é aquele que é capaz de entender e viver tudo isso. São coisas renovadas e que tomam novo sentido

5. Reflexão.

1. Pedimos sabedoria para nós e para quem nos governa?

2. Estamos acolhendo o projeto de Deus, acolhendo vida e salvação ou o outro projeto, de morte e perdição?

3. Os valores do reino são verdadeiros valores para nós ou os trocamos por valores materiais?

6. Dinâmica:

Apresentar os valores da Sociedade (ter, poder, prazer) que vão contra os valores do Reino (justiça, solidariedade, partilha, amor, serviço) em cartazes com figuras que simbolizem estes valores.

Mons. Romulo

Nenhum comentário: