23/08/2011

22º DOMINGO DO TEMPO COMUM

Introdução:
Seguir Jesus não é fácil: as propostas dele são claras: renúncia, cruz e seguimento. O caminho que Ele nos propõe é o mesmo que Ele caminhou. Assumir estes valores requer de cada um de nós coragem, desprendimento e confiança. Cada celebração que nos reúne é um apelo a este seguimento e um fortalecimento pessoal e comunitário para assumir este projeto. Muitas vezes nos sentimos desanimados e é preciso reabastecer nossas forças nos sacramentos e no convívio comunitário. Há necessidade de mudança de atitudes para entender este apelo que Jesus nos faz. A cruz não é final, mas nos aponta para a Ressurreição e para a vida.

Primeira Leitura: Jr 20, 10-13 – Angustiados sim! Derrotados nunca!
O profeta se sente desanimado diante da seriedade de sua missão. Está interiormente abalado e externamente perseguido. Não se sente capaz e vê ao seu redor as maquinações para derrubá-lo. Mas confia no Senhor. Sabe que é dele que brota toda a sua força. Termina glorificando a Deus que lhe dá ânimo e coragem para continuar sua missão profética. O texto nos ajuda a compreender o Evangelho que nos é proposto hoje.

Segunda Leitura: Rm 12, 1-2 – Convertei-vos!
São Paulo faz um apelo à conversão! O cristão não pode se amoldar às estruturas corrompidas da sociedade, pelas injustiças, corrupção, violência, exclusão. Os valores a serem buscados são outros: fazer aquilo que é bom, agradável e o que é perfeito. Isto demanda conversão. Não procurar os valores da sociedade, mas as propostas de Deus. Numa palavra: conversão!

Evangelho: Mt 16, 21-27 – Jesus não que nos enganar...
Depois de apontar a Pedro qual o caminho que vai seguir, Jesus mostra que este caminho é também o do discípulo. Ele não oferece facilidades. Renúncia significa deixar de lado nossos projetos; tomar a cruz significa assumir o projeto libertador dele e  segui-lo é enfrentar os desafios que Ele mesmo enfrentou. Ele não nos ilude: quem quiser, sabe que vai assumir algo difícil. Mas Ele não nos deixa sozinhos. Caminha na frente para dar o exemplo.

Reflexão.
1. Estamos passando para a sociedade desânimo ou coragem?
2. Nosso processo de contínua conversão está sendo assumido?
3. Estamos assumindo as propostas de Jesus concretamente ou só no discurso?

Dinâmica:
Enquanto se proclama o Evangelho entrar com uma cruz feita de tronco de madeira.

Mons. Antonio Romulo Zagotto


Nenhum comentário: