Introdução:
O tempo do Advento é tempo de conversão. Como na Quaresma fazemos uma preparação para a Páscoa, também no Advento fazemos uma preparação para o Natal. Num primeiro momento refletimos sobre o final dos tempos. Num segundo momento nos preparamos imediatamente para a festa do Natal. Preparar-se para esta festa significa converter-se. Nosso coração, nossas atitudes, nosso modo de viver e agir devem passar por um processo de conversão, de mudança. O apelo profético é justamente este: sair da escravidão (do exílio) e ir para a liberdade. Aguardar o Dia do Senhor é ficar atento, não com medo, mas com o coração aberto à justiça, mudando nossas atitudes. A Boa Notícia é que vem o Messias prometido. Mas é preciso conversão para acolhê-lo.
Primeira Leitura: Is 40, 1-5.9-11 – Uma boa notícia!
O profeta anuncia palavras consoladoras: os exilados estão voltando. A escravidão acabou. É tempo de um novo êxodo. Deus, como outrora no deserto, caminha com o seu povo. Agora com a ternura de um pastor que cuida do rebanho. Da opressão, da tristeza, da escravidão, agora brota a esperança, a alegria, a libertação. É Deus agindo de novo.
Segunda Leitura: 2Pd 3, 8-14 – Convertidos e renovados.
Pedro insiste para que não se fique de braços cruzados esperando o fim do mundo. O tempo de Deus não é o nosso tempo. Aguardar o Dia do Senhor, na prática, é a cada dia buscar a santidade, esperando este tempo de justiça. Ele deve nos encontrar sem mancha nem culpa, vivendo na paz.
Evangelho: Mc 1, 1-8 – A Boa Notícia de Jesus.
A pregação de João Batista é o grito profético de advertência: vai chegar o Messias tão esperado. É preciso conversão. Sua figura já é uma pregação viva: modo de se vestir, modo de se alimentar, lugar onde mora... Totalmente diferente dos valores assumidos pelos poderosos. Acolher o Messias é acolher este novo estilo de vida. Para isso, é preciso conversão.
Reflexão.
1. Estamos vivendo um processo de conversão?
2. Buscamos a santidade? Construímos justiça?
3. Qual estilo de vida buscamos?
4. Lembrara a Campanha para a Evangelização. Distribuir envelopes...
Dinâmica:
Colocar outras peças no presépio.