22/11/2011

Iº DOMINGO DO ADVENTO

Introdução
Iniciamos com o Tempo do Advento um novo ano litúrgico. O Advento (a palavra provém obviamente do latim adventus e significa "chegada"), tem dois aspectos que estão intimamente unidos. 1. É um tempo de preparação para as festas de Natal cujo conteúdo é a primeira vinda do Salvador Jesus Cristo na sua humanidade ("Tu do Pai desceste salvando todo o Povo"). 2. Advento é sempre também um tempo particularmente intenso da espera da segunda vinda de Cristo no fim dos tempos (para que esperemos com plena confiança a vinda de nosso Salvador Jesus Cristo). O termo é utilizado pela Igreja Católica para designar as quatro semanas que antecedem o dia 25 de dezembro e que são utilizadas para a preparação do Natal, a festa do nascimento de Jesus Cristo. Nesse período, a liturgia procura ressaltar o espírito de conversão aos princípios evangélicos, a fé em Deus que nos criou e nos redimiu por amor e a esperança que se traduz em obras concretas pelo estabelecimento de uma sociedade justa e fraterna, prenúncio do Reino de Deus anunciado pelo Messias. O primeiro domingo do Advento marca o início do Ano Litúrgico, ou seja, do calendário oficial da Igreja Católica. O advento é um tempo especial para fazermos um questionamento sério sobre nossa vida pessoal e também sobre o mundo em que vivemos. É um momento privilegiado para averiguarmos se a semente de amor e justiça lançada por Jesus Cristo no coração dos homens está nascendo e frutificando.
Primeira Leitura: Is 63, 16b-17.19b; 64,2b-7 – Volta como Pai e Redentor.
A súplica, uma das mais belas páginas da Escritura, lembrando os bens outrora vividos pelo povo e devido ao seu pecado, é justamente castigado. Novamente é Deus quem deve tomar a iniciativa e voltar para o seu povo, como Pai e Redentor. Pai como fonte de vida e redentor como aquele que liberta. Deus não abandona a obra de suas mãos. Como o oleiro, tem cuidado com o vaso frágil.
Segunda Leitura: 1Cor 1, 3-9 –Esperar contra toda esperança...
São Paulo sabe da necessidade de se ficar atento, aguardando a vinda do Senhor. Deus dá este Dom de esperança à Comunidade para que persevere. Deus é fiel! Esta verdade deve nos estimular a viver atentos até ao fim, até ao Dia do Senhor. Nossa força é Ele!
Evangelho: Mc 13,33-37 –Vigiai!
Esta deve ser a nossa atitude: de vigilância. Não sabemos nem o dia nem a hora. Não podemos ficar dormindo. É responsabilidade nossa construir o projeto do reino, para não ser pegos desprevenidos, de mãos vazias... O Tempo do Avento, nesta sua primeira parte, nos ajuda a fazer um sério exame de consciência, para ver se de verdade estamos atentos.
Reflexão.
1. Temos consciência de que Deus é o nosso Pai e Redentor? Pedimos sua vinda?
2. Em quem depositamos nossas esperanças?
3. Estamos acordados, construindo o Reino?
4. Lembrar da Campanha para a Evangelização.
Dinâmica:

Começar a montar o presépio.


Mons. Antonio Romulo Zagotto

Nenhum comentário: