16/11/2011

34º Domingo do Tempo Comum – NOSSO SENHOR JESUS CRISTO REI DO UNIVERSO

Introdução:

Encerrando a nossa caminhada do Ano Litúrgico, celebramos a festa de Nosso Senhor Jesus Cristo, Rei do Universo. Sabemos muito bem como Jesus conquistou esta realeza. Caminhando firme para a prisão, para a tortura, para a morte. O seu trono é a cruz e a sua coroa a de espinhos... Em nada se assemelha aos reis e poderosos deste mundo. A direção do poder de Jesus é bem outra: a do serviço, a da humildade, a da opção pelos pobres e esquecidos da sociedade. O Evangelho de hoje mostra claramente quem vai participar deste reinado. Sua realeza liberta, torna o homem mais livre do pecado e da escravidão, mais capaz de viver a verdadeira liberdade dos filhos e filhas de Deus. Devemos ser súditos apaixonados pelo projeto do Reino, promovendo o homem integralmente. Os que nos virem deverão também se apaixonar por este projeto. O prefácio deste Domingo define o Reino de Jesus, como um reino da verdade e da vida, reino da santidade e da graça, reino da justiça, do amor e da paz. Infelizmente a sociedade de hoje está longe destas realidades. Será que quando Ele voltar o mundo estará mudado?
Primeira Leitura: Ez 34, 11-12.15-17.30-31– Libertos e conscientes.
O povo tem consciência de que Deus é a verdadeira autoridade: Ele tem um projeto de vida e que liberta. É preciso escolher governantes que façam com que o projeto de Deus se torne realidade. Deus será o pastor de seu povo. Ele será Rei e Juiz. Quem estiver no poder, deverá fazer com que este modo de governar se concretize.
Segunda Leitura: 1 Cor, 1520.26.28 – Rei ressuscitado!
Paulo demonstra que Cristo ressuscitou dentre os mortos para reassumir a sua realeza. E esta realeza perpassa para cada um de nós: desde o Batismo somos constituídos reis. Só que nas condições dele e não nos modelos que a sociedade nos apresenta. Com uma vantagem: reinaremos com Ele!
Evangelho: Mt 25, 31-46 – Rei que julga e colhe.
O Rei-pastor, de Ezequiel, é Jesus, sentado no trono, julgando suas ovelhas. O seu juízo não levará em conta as obras megalomaníacas, mas as obras de misericórdia. Assim a cada dia devemos nos perguntar o que estamos fazendo para estar em sintonia com esta proposta. Para a salvação, para estar ao lado do Rei é preciso estender a mão aos pobres, excluídos, marginalizados. Esta é o projeto dele. Este também deve ser o nosso projeto, se quisermos eternamente reinar com ele. O resto é perda de tempo...
Reflexão.
1. Temos consciência de que Deus é o nosso Rei?
2. Como vivemos a nossa dimensão real, recebida no Batismo?
3. Vivemos as obras de misericórdia?(1. Dar de comer a quem tem fome; 2. Dar de beber a quem tem sede; 3. Vestir os nus; 4. Acolher os peregrinos; 5. Visitar os enfermos; 6. Visitar os presos; 7. Sepultar os mortos)
4. Lembrar que iniciamos hoje a Campanha para a Evangelização. Neste ano, o lema a nos iluminar, “Ele veio curar nossos males”, foi escolhido em sintonia com o da próxima Campanha da Fraternidade (Saúde Pública). Objetiva sensibilizar os fiéis sobre a responsabilidade diante do sofrimento humano como elemento essencial para a realização do trabalho evangelizador a fim de que, pela palavra, pela ação e pela doação pessoal e material, todos contribuam de maneira mais efetiva para a ação evangelizadora da Igreja.
Dinâmica:
Apresentar a lista das obras de misericórdia e fazer aqui o exame de consciência para ver se estamos de acordo com o projeto do Reino.

Fonte: Mons. Antônio Romulo Zagotto

Nenhum comentário: