06/12/2011

IIIº DOMINGO DO ADVENTO

Introdução:
Estamos nos aproximando do Natal do Senhor. As figuras de Isaías e de João Batista, nos ajudam na liturgia de hoje a perceber qual o projeto de Deus em Jesus, para conosco. O plano de vida de Jesus é um plano que inverte os planos humanos. Nada de grandiosidade, nada de fantástico, mas um projeto para os pobres, excluídos, marginalizados. Ungido pelo Espírito, Jesus vem trazer algo de novo para a humanidade. Mas não podemos ter uma atitude passiva, como se Ele fosse, magicamente solucionar tudo. Ele quer a nossa participação para que o seu projeto seja o nosso projeto também.
Primeira Leitura: Is 61, 1-2a. 10-11 – A missão do profeta.
O texto de Isaías destaca a missão do profeta: ser um anunciador de vida, de liberdade e de paz, para as categorias mais esquecidas e excluídas da sociedade. Jesus toma para si este projeto e o assume até as últimas conseqüências: Ele é o verdadeiro ungido (Messias), que vem dar a sua vida para que todos tenham vida.
Segunda Leitura: 1 Ts 5, 16-24 – Vida em comunidade.
São Paulo traça modos de comportamento em Comunidade: viver em alegria, respeitar os dirigentes, ajudar quem está em dificuldade, criar um clima de oração... Ter um espírito crítico para optar sempre pelo bem, sem se deixar enganar pelo mal.
Evangelho:Jo 1, 6-8.19-28 – Ele que é!
João tem a humildade profética de dizer que não é o Messias, nem Elias, nem profeta. Aponta para Jesus. Ele sim que é a luz. É aquele que batiza no Espírito: essa expressão define a obra primordial de Jesus – regenerar a humanidade no Espírito Santo. João é a testemunha que prepara os caminhos. Sincero, não quer o lugar de Jesus. Cada um de nós deve apontar para Jesus, dando testemunho d’Ele.
Reflexão.
1. Nosso projeto de vida é semelhante ao do profeta?
2. Como nos comportamos em Comunidade?
3. Apontamos para Jesus, dando testemunho?
4. Coleta da Campanha para a Evangelização...
Dinâmica:
Colocar novas peças no presépio.
Mons. Antonio Romulo Zagotto

Nenhum comentário: