06/12/2011

IMACULADA CONCEIÇÃO DE NOSSA SENHORA

Introdução:
Esta é uma festa que está no coração dos cristãos desde o começo do cristianismo. A tradição cristã sempre sentiu que a Mãe seria isenta do pecado para poder dar à luz ao Santo dos Santos. Pio IX, em 1854, proclama este sentimento cristão como dogma da Igreja: Maria foi concebida sem a marca do pecado! A força que preservou Maria do pecado é a mesma força que nos remiu na Cruz. Em vista dos méritos redentores de Jesus, Maria foi isenta do pecado. O Pai quis preparar uma digna habitação para o seu Filho. Por isso preserva a Mãe do pecado. Também nós, purificados no Batismo, devemos ser uma digna habitação d’Ele. Nós participamos desta força redentora, segundo nossas limitações, mas também segundo a graça de Deus. Maria, Mãe e modelo, deve apontar para nós o caminho da santidade, na contínua conversão.
Primeira Leitura: Gn 3, 9-15.20 – Nova Eva.
Hoje o texto não quer destacar o castigo. Destaca a figura da Mulher e sua descendência, que vai pisar a cabeça da serpente. A tradição cristã vê aqui a figura de Maria, a Mãe do Messias prometido. O NT vai chamar Maria de Mulher (Jo 2,4; 19,26). Se a primeira cede à tentação, Maria vence a serpente e dá esperança á toda humanidade.
Segunda Leitura: Ef 1, 3-6.11-12 –Escolhidos e predestinados.
A riqueza do texto é um resumo de tudo o que o Pai fez por nós, por meio de seu Filho. Somos filhos, destinados à santidade e ao amor, e por isso herdeiros. Tudo isso se realiza em Maria, de um modo único e admirável.
Evangelho:Lc 1, 26-28 – Cheia de graça!
Deus cumpre a sua promessa. Maria é a colaboradora para que estas promessas se cumpram. O anjo a chama de “cheia de graça”. No momento da encarnação, o Filho vai encontrar um lugar digno d’Ele: Ele que não conheceu o pecado quis que Maria, sua Mãe, para salvar-nos do pecado, fosse imune da culpa. Assim o mal é definitivamente vencido. A Mulher pisa a cabeça da serpente. Com isso, também saímos vencedores.
Reflexão.
1. Procuramos como Maria, pisar a cabeça da serpente?
2. Temos consciência de que somos destinados à santidade?
3. Vemos em Maria nossa Mãe e nosso modelo?
Dinâmica:
Fazer o Ato Penitencial após a homilia: Um coração manchado, com diversos pecados, rasgado depois do Ato Penitencial. Um coração, com a figura de Jesus, no hino de louvor.

Mons. Antonio Romulo Zagotto

Nenhum comentário: