Introdução:
Tempo Pascal. Tempo do confronto entre morte e vida. A vida sai vitoriosa! Mesmo diante dos desafios não podemos desanimar. A vida continua. Jesus ressuscitou e nós ressuscitamos com Ele! Nossas esperanças são redobradas e nossas expectativas, mesmo diante das crises, são de superação. A vida em Comunidade, como a dos primeiros cristãos é um sonho! Quem dera pudéssemos retratar hoje este jeito de se viver. Jesus nos ensina como viver este modelo de vida: uma comunidade cheia de paz, cheia do Espírito, cheia de graça!
I Leitura: At 4,32-35 - Comunidade: que saudade, que esperança!
Lucas descreve as primeiras Comunidades! Seria a realidade? Seria um sonho? O primeiro resumo de Atos (At 2,42-47) descreve a Comunidade em seus diversos aspectos, mas insiste especialmente na piedade. Este segundo texto, apresentado hoje, desenvolve o tema da partilha, da comunhão dos bens. A verdadeira comunhão só é possível se tudo for colocado em comum: o que se exige do cristão não é viver na miséria, mas a disponibilidade de ajudar os mais necessitados.
II Leitura: 1Jo 5, 1-6 - Fé para enfrentar os desafios!
A verdadeira comunhão é feita com Deus e com os irmãos. Só se pode medir a comunhão para com Deus através da nossa comunhão com o próximo. Mas de onde nasce a comunhão para com Deus e para com o próximo?: nasce da fé que nos torna filhos e filhas de Deus, que tem como objeto o próprio Jesus, Messias e Filho de Deus, e que nos leva a observar os seus mandamentos, que segundo João se resume na caridade
Evangelho: Jo 20, 19-31 - O Ressuscitado na Comunidade.
É Domingo! Jesus ressuscitado aparece, de modo extraordinário, no meio dos discípulos. A primeira mensagem é de paz! No Natal, os anjos desejaram a paz a todos os de boa vontade. Aqui é o próprio ressuscitado que nos dá a paz. Cheios do Espírito, a Comunidade será capaz de superar os desafios, os pecados. Somos enviados para continuar a missão Dele: onde não haja mais pecado, mais intervenção do mal, da morte, mas a vitória da vida. Tempo novo e história nova.
Reflexão.
1. Nossa Comunidade vive na prática o que viviam os primeiros cristãos?
2. Qual a prática da caridade entre nós? Que gestos concretos assumimos?
3. Estamos continuando a missão de Jesus?
Dinâmica:
Depois da homilia fazer o abraço da paz.
Nenhum comentário:
Postar um comentário