17/04/2012

TERCEIRO DOMINGO DA PÁSCOA.

Introdução.
A centralidade de nossa fé é que Jesus foi crucificado, mas Deus o ressuscitou. Aqueles que O viram e ouviram depois de ressuscitar, colheram estas experiências e as transmitiram para nós.  Neste tempo de Páscoa esta verdade está sempre sendo proposta para nós. Para guardamos na mente e no coração. “Vós sereis testemunhas de tudo isso”. (Lc 24, 48). Devemos nos empenhar, para que, junto com o Ressuscitado, façamos crescer em todo o mundo a nova vida pascal. A ressurreição é tempo de esperança e de empenho para que esta verdade seja conhecida por todos. É o insistente pedido da Igreja para nós, agora: discípulos/missionários. Não podemos cruzar os braços.

Primeira Leitura – At 3, 13-15.17-19
A coragem de Pedro em enfrentar aqueles que condenaram Jesus, mostra muito bem que apesar de tudo o que aconteceu (entrega, rejeição, troca por Barrabás, morte), Deus ressuscitou Jesus. Depois desta bela catequese sobre Jesus, depois da denúncia do mal, depois do desnudamento do pecado do povo, Pedro anuncia a possibilidade de perdão e vida: “Arrependam-se e convertam-se”. Também a nós é proposta a atitude de conversão. 

Segunda Leitura – Jo 2, 1-5a
Conhecer a Deus é guardar os seus mandamentos. Não pode ser apenas algo na teoria, no mundo das idéias, mas na prática. O autor anda preocupado com aqueles que difundem no seio da comunidade um modo de pensar errado, uma salvação através do conhecimento de Deus desvinculado da vida prática através do amor, da boa convivência, da luta pela transformação do mundo.

Evangelho – Lc 24, 35-48
O Ressuscitado se manifesta de novo aos seus seguidores. Recordamos os dois de Emaus, Tomé, o grupo todo... O susto, o medo, o fantasma se desfazem quando Ele mostra que está vivo mesmo: tocar nEle, comer. Diante desta realidade será preciso tomar uma atitude. A partir de agora será preciso anunciar ao mundo que Ele está vivo. E essa verdade chega até nós por meio daqueles que O viram e ouviram. Hoje somos nós os encarregados de levar esta noticia a todos.

Reflexão
1.      Jesus é para nós apenas um personagem da história ou uma Pessoa viva?
2.      Como estamos vivendo nossa prática religiosa? Cumprindo os mandamentos ou só teorizando?
3.      Estamos assumindo o ser discípulo/missionário?

Dinâmica
a) Substituir o Rito penitencial pelo Rito da Benção e aspersão da água (fazer sempre durante o tempo pascal)
b) Enquanto se canta o Glória – entrar com o Círio Pascal aceso.


Mons. Antonio Romulo Zagotto

arz@dci.org.br  


Nenhum comentário: