29/05/2012

SSMA. TRINDADE



Introdução:

Quando celebramos a Ssma. Trindade não celebramos um mistério curioso, que nossa razão não alcança! Celebramos um mistério que cada vez mais que mergulhamos nele, mais infinito se torna. Aprendemos que há um só Deus em três Pessoas.  A Trindade passa para nós uma maneira de se viver em Comunidade. Ela é a Comunidade perfeita. Nossa Comunidade deve se esforçar para vivenciar aqui os atributos vividos em Deus: Amor, partilha, doação, comunhão, comunicação,... Depois de Pentecostes, a Igreja sai em missão, pregando a fé, batizando a todos em nome da Trindade. A celebração de hoje deve renovar em nós um ato de adoração ao nosso Deus, um compromisso de vida em Comunidade e um esforço missionário.



 I Leitura: Dt 4, 32-34.39-40 – O Deus da Aliança.

O Senhor, o único Deus, tirou Israel do Egito, falou-lhe no Sinai e deu-lhe a Terra Prometida: estes são os grandes feitos de Javé, que o povo sempre deve comemorar. Nenhum povo teve esta experiência de Deus, como Israel. A Israel, o Senhor lhe deu a Lei, conforme podia assimilar. Mas o que ele quer dar mesmo, não só a Israel, mas a todos os homens, é seu Espírito. Espírito de vida. Se não, as conseqüências são a morte, a destruição...



II Leitura: Rm 8, 14-17 – Somos filhos!

Jesus é o Filho de Deus por excelência, em tudo levado por seu Espírito. Este mesmo Espírito, o fiel o recebe quando entra na comunhão da vida de Deus e Jesus Cristo. Reconhecemo-nos como filhos de Deus, se nos deixamos impelir por seu Espírito, como Cristo; e por isso podemos também dizer: Abbá, Pai! E somos com ele, co-herdeiros do Reino, que é, em última instância, a vida do Pai. Daí a nossa dignidade.



Evangelho: Mt 28, 16-20 - Evangelizar.

Na despedida, Jesus se revela como o Filho do Homem, a quem é dado todo o poder. Com este poder, envia seus seguidores e promete-lhes presença permanente. Missão dos discípulos: 1) fazer de todos os homens discípulos de Cristo, fazendo-os entrar em comunhão com Ele; 2) batizar (acolher na Igreja); 3) ensinar-lhes os mandamentos de Cristo. - Durante a atividade pública de Jesus, seu campo se restringia a Israel; agora os discípulos o devem estender ao mundo inteiro. A fórmula batismal significa que o batizado entra na comunhão total do Cristo, sua união com o Pai, no Espírito Santo.



Reflexão.

1. Somos fiéis à Aliança?

2. Como nossa Comunidade retrata a Trindade?



Dinâmica:

Renovar as promessas do Batismo.  

Nenhum comentário: