19/09/2012

25º DOMINGO DO TEMPO COMUM

Introdução:

Neste Domingo a Palavra de Deus nos ajuda a entender um pouco mais o projeto de Deus a respeito da humanidade. O que Deus quer é a justiça e o direito. No entanto, os que se colocam ao lado da justiça e do direito são perseguidos a ponto de serem mortos. O que Deus quer é toda a comunidade seja exemplo de fraternidade e de partilha. Mas o que acontece são as rivalidades, os ciúmes, a ganância, a busca do poder. O que Deus quer é o serviço desprendido para com os outros, sem procurar recompensas. Mas o que acontece é a busca insaciável do poder, do prazer e do ter. A proposta de Deus para que o seu projeto se realize é totalmente diferente dos projetos humanos. Os caminhos de Deus são diferentes. Nós propomos guerras. Deus propõe a paz. Nós propomos poder. Deus propõe ser servo, ser como crianças. Há necessidade de conversão de nossa parte se quisermos que o Reino aconteça.

I Leitura: Sb 2, 12.17-20 – A “sorte” do justo.

O texto do Livro da Sabedoria é o discurso do injusto. O justo o incomoda. Ser bom, no mundo de hoje, incomoda. Viver a justiça e o direito incomoda. Quantos, ainda hoje são mortos porque querem fazer valer o direito e a justiça. O crime organizado, para fazer calar a voz dos que denunciam suas ações corruptas, manda matar. Quantos já tombaram porque quiseram ser justos! Para o cristão a confiança e a esperança de que tudo isso seja superado está em Deus. Agir de modo que o projeto de Deus aconteça. Justiça e paz se abraçarão e um mundo novo acontecerá. Esta é a nossa esperança.

 II Leitura: Tg 3, 16-4,3 – Comunidade doente.

Tiago adverte a Comunidade sobre os perigos da inveja e da rivalidade no meio da comunidade. Será preciso superar estes males com frutos de paz e bondade. O Autor descreve a "sabedoria que vem do alto" com sete qualidades: pura, pacífica, indulgente, conciliadora, cheia de misericórdia e bons frutos, sem parcialidade, sem fingimento. Cada comunidade deve fazer uma revisão séria de sua vida para ver se não estão “matando” as pessoas, se não há divisão e inveja... Nossas Comunidades são espelho de nossa Igreja. Quem vê uma Comunidade doente fica sem estímulo para freqüentar a vida cristã. Quem vê uma comunidade sadia passa a se interessar para participar da vida daquela Comunidade.

 Evangelho: Mc 9, 30-37 – “Lavadores de pés”

Jesus anuncia que vai assumir sua caminhada até a cruz. Os discípulos pensam que será o momento em que vai se proclamar rei e vencedor político. Querem um cargo. Querem poder. Jesus corta a maneira humana de eles pensarem pela raiz. O jeito é outro. A maneira é outra. “Quem quiser ser o maior, seja o menor, quem quiser ser o primeiro seja o último”. Quanta diferença da maneira de pensar e de agir daqueles que estão no poder político, religioso e social! Jesus mostra que na nova sociedade os valores não são a riqueza e o poder, mas o serviço sem pretensões e interesses. .

 Reflexão.

1. Lutamos para fazer valer o Direito e a Justiça?

2. Como está nossa Comunidade?

3. Acreditamos nessa maneira nova de se viver em Comunidade e na Sociedade?

 Dinâmica:

Durante a leitura do Evangelho trazer uma criança para que fique diante da Comunidade. Trazer crianças para que fiquem ao redor do altar, até a Comunhão.


 

 

 

Nenhum comentário: