25/09/2013

XVI DOMINGO DO TEMPO COMUM

 
Introdução
A Palavra de Deus mais uma vez vem nos apontar as preferências de Deus. Deus faz uma opção pelos pobres. Um caminho e uma opção que nós também devemos fazer. Mas isso exige conversão: de mentalidade e de atitudes. No nosso mundo, de cultura capitalista, tornar isso realidade vai custar muito. Mas é o que nos aponta a proposta de Deus.
Primeira Leitura - Am 6, 1a-4-7
A classe dominante de Israel se mantém numa vida de privilégios, às custas da exploração do povo (da «ruína de José»). Todavia, o profeta, em nome de Deus, ameaça com castigos, assegurando que isso tudo terá um fim, pois o dia fatal se aproxima.
Segunda Leitura - 1 Tm 6, 11-16
O verdadeiro doutor é aquele que foge da ambição e vive com sobriedade. Seu compromisso primeiro é com a verdade, a qual se manifesta no ministério de Cristo, O autor relembra a necessidade de viver as virtudes: "procure a justiça, a piedade, a fé, o amor, a perseverança, a mansidão" (v 11)
Evangelho - Lc 16, 19-31
A parábola é uma crítica à sociedade classista, onde o rico vive na abundância e no luxo, enquanto o pobre morre na miséria. O problema é o isolamento e afastamento em que o rico vive, mantendo um abismo (na realidade dois abismos: um vivido já aqui e outro vivido depois da morte) de separação que o pobre não consegue transpor. Para quebrar esse isolamento, o rico precisa se converter. Nada o levará a essa conversão, se ele não for capaz de abrir o coração para a palavra de Deus, o que o leva a voltar-se para o pobre. Assim, mais do que explicação da vida no além, a parábola é exigência de profunda transformação social, para criar uma sociedade onde haja partilha de bens entre todos.
Reflexão
1. Que opção fazemos?
2. Conservamos intacta a nossa fé?
3. Quem somos? O anônimo rico ou o identificado pelo nome, Lázaro?
Dinâmica
Um coração aberto, com um grande pão a ser partilhado...
Obs. Lembrar que neste domingo celebramos o dia da Bíblia
“MÊS DA BÍBLIA 2013 – DISCÍPULOS MISSIONÁRIOS A PARTIR DO EVANGELHO DE LUCAS”.
O mês da Bíblia é celebrado em setembro. Este mês foi escolhido pela Igreja porque no dia 30 de setembro é dia de São Jerônimo (ele nasceu no ano de 340 e faleceu em 420 dC). São Jerônimo foi um grande biblista e foi ele quem traduziu a Bíblia dos originais (hebraico e grego) para o latim, que naquela época era a língua falada no mundo e usada na liturgia da Igreja. A cada ano a Igreja nos propõe a leitura e meditação de um dos livros da Bíblia. Neste ano vamos ler e meditar o Evangelho de São Lucas. O tema do mês da Bíblia deste ano é: Discípulos missionários a partir do Evangelho de Lucas. E o Lema: “Alegrai-vos comigo, encontrei o que havia perdido” (Lc 15).O terceiro Evangelho é a primeira parte de uma obra desde o início concebida como um todo; a segunda parte ou sua continuação é o livro dos Atos dos Apóstolos (Lc 1,1-4; At 1,1ss). No Evangelho, Lucas apresenta o caminho de Jesus; em Atos, temos o caminho da Igreja. Juntos, formam o caminho da salvação, com o centro de referência em Jerusalém. Nesse sentido, encontramos antes da viagem o convite fundamental para a vida: «Se alguém quer me seguir, renuncie a si mesmo, tome cada dia a sua cruz, e me siga» (9,23ss). Jesus é o educador que mostra, pela sua palavra e ação, pela sua morte, ressurreição e ascensão, o caminho que leva à salvação e comunhão com o Pai, fonte e fim de toda a vida. Esta cidade é o ponto de chegada do caminho de Jesus. Aí ele vai morrer, ressuscitar e subir ao céu, terminando a sua missão. É também o ponto de partida do caminho da Igreja que prossegue a missão de Jesus até os confins da terra (At 1,8). Devemos ter a coragem de caminhar com Jesus. Sua caminhada não para em Jerusalém, no Calvário, na morte. Vai além. Ele ressuscita. Continua sua caminhada na Igreja. É isso que Ele pede de nós: que sejamos discípulos missionários!
Mons. Antonio Romulo Zagotto

Nenhum comentário: