05/07/2010

ENVIADOS AO ANÚNCIO.XIV DOMINGO TEMPO COMUM

1.Introdução.O tema deste domingo é atualíssimo. Somos chamados a ser discípulos/missionários. A Conferência de Aparecida nos acenava para isso. A Igreja do Brasil nos acena para isso nas novas Diretrizes. Nossa Diocese nos fala da centralidade da Palavra de Deus, com seus desdobramentos na missão e no serviço da caridade. Nosso Regional II, por meio do Projeto Anjo faz um apelo à missão, pontual e permanente, como uma das propostas de reavivamento de nossas Comunidades Eclesiais.

1.Construção lenta. “Eis que farei correr para ela a paz como um rio.” (Is 66, 12).Depois da volta do Exílio da Babilônia se faz necessário reconstruir Jerusalém e o templo. Mas a coisa é difícil. Muita pobreza. Muita invasão inimiga. Muita discórdia entre o povo... Neste quadro de restauração, o objetivo fundamental do profeta é “consolar” esse povo martirizado, sofrido, angustiado, que não vê grandes perspectivas de futuro e já perdeu a esperança. O profeta vem plantar esperança no coração do povo. A promessa é para aqueles que confiam no Senhor e para os que acolhem sua mensagem. “Tudo isso havereis de ver e o vosso coração exultará, e o vosso vigor se renovará como a relva no campo.” (Is 66,14).

1.Anunciar a cruz. “Trago em meu corpo as marcas de Jesus.” (Gl 6, 17)Aos que queriam um outro projeto Paulo anuncia a cruz. Não ficar mais ligado ao passado (circuncisão). Criação nova! Criaturas novas! Homens novos! Expressões tão caras a Paulo que nos incentivam a continuar a enfrentar os desafios. Paulo não tem medo de apresentar a cruz de Jesus. Ele mesmo sentindo na carne as marcas da paixão de Jesus. Não podemos desanimar. Também nós marcados pelo sinal da cruz (batismo) devemos levar adiante as propostas do Reino.

1.Todos chamados. “A vossa paz repousará sobre ele.” (Lc 10, 6)Messe grande. Operários poucos. Não é um pequeno grupo que é enviado. Setenta e dois. Número alusivo a Gn 10 (na versão grega do Antigo Testamento), onde esse número se refere à totalidade das nações pagãs que habitam a terra. Significa, portanto, que a proposta de Jesus é uma proposta universal, destinada a todos os povos, de todas as raças. O anuncio é muito claro: “O Reino de Deus está próximo de vós.” (Lc 10, 9). E as ações são as mesmas ações de Jesus: não ter nada, curar os doentes, aceitar hospedagem... O discípulo/missionário é chamado a continuar a missão de Jesus. O convite é feito a cada um de nós.

1.ConclusãoA Eucaristia é a fonte de vitalidade para todos nós. A Páscoa celebrada semanalmente nos ajuda a perceber que Jesus venceu a morte. Não podemos desanimar. Aparentemente parece que há um avanço do mal. Mas Jesus venceu o mal. Jesus venceu a morte. Aqui nos recarregamos para o enfrentamento diário e para anunciar esse novo tempo. Cantamos sempre: Enviai, enviai Senhor, enviai Senhor operários. Para a vossa messe, vossa messe... Pois a messe é grande. Pois a messe é grande e poucos são os operários. Operários enviai Senhor... Coloquemos no nosso coração essa certeza de que também somos chamados. Todos!


Fonte: Mons. Antonio Romulo Zagotto
catedral@dci.org.br

Nenhum comentário: