08/09/2010

BRAÇOS ABERTOS - XXIV DOMINGO DO TEMPO COMUM

1. Introdução.
Fazemos neste Domingo a experiência do perdão e da misericórdia de Deus. Deus não desiste. Está sempre pronto a nos perdoar. A iniciativa sempre é dele. Mas nós devemos ter a coragem de empreender o caminho da volta. Gosto de dizer nas confissões, quando alguém se interroga: “Será que Deus vai me perdoar?” – “DEUS NÃO CONTA QUANTAS VEZES NÓS CAÍMOS, CONTA QUANTAS VEZES NÓS NOS LEVANTAMOS!”. Acolhe seu povo de volta, diante da prece de Moisés. Paulo proclama a misericórdia de Deus ao bispo Timóteo. E as três belas histórias do capitulo 15 de Lucas mostram a atitude de Deus para com os pecadores: tudo termina em FESTA! Neste mês da Bíblia também contemplamos a misericórdia de Deus para com o povo de Nínive.

2. Solidariedade. “E o Senhor desistiu do mal que havia ameaçado fazer.” (Ex 32, 14).
Deus quer desistir deste seu povo. O único que vai escapar é Moisés. Moisés insiste na promessa feita aos antepassados. Deus então desiste do mal que havia ameaçado a fazer. Perdoa seu povo. Moisés prefigura Jesus que se faz solidário para com a humanidade e intercede por nós junto ao Pai.

3. Misericórdia. “Cristo veio ao mundo para salvar os pecadores.” (1Tm 1, 15).
Paulo se apresenta como aquele que é exemplo do perdão e da misericórdia de Deus. Sua história, sua vida demonstram bem como Deus age na vida e na história das pessoas. Basta ter o coração aberto à ação de Deus. “O povo de Deus não é formado por pessoas que nunca erraram, mas por pecadores que se convertem e são salvos por pura graça.”

4. Festa! “Haverá no céu mais alegria por um só pecador que se converte” (Lc 15, 7).
Com certeza a mais bela página da Bíblia! Provocado, Jesus responde com as três histórias que demonstram como age o coração de Deus. Achada a ovelha se faz uma festa! Achada a moeda se faz uma festa! Achado o filho se faz uma festa! O perdão e a misericórdia são festas para o coração de Deus. Quem já fez a experiência da festa do perdão e da misericórdia de Deus sabe muito bem a alegria que se sentir perdoado e amado.

5. Conclusão.
Neste mês da Bíblia temos diante de nós a figura de Jonas. O livro de Jonas tem quatro partes: a vocação e a fuga de Jonas; Jonas no ventre do grande peixe; a pregação de Jonas e a conversão de Nínive e finalmente o desgosto de Jonas diante da misericórdia de Deus. A lição deste livrinho é nos mostrar que Deus é misericórdia e compaixão para com todos. E o que a Palavra de Deus nos ensina neste domingo é justamente isso: “Não sinto nenhum prazer com a morte do pecador. O que eu quero, é que ele mude de comportamento e viva. Convertam-se, convertam-se do seu mau comportamento.” (Ez 33, 11).

Fonte: Mons. Antonio Romulo Zagotto
catedral@dci.org.br

Nenhum comentário: