14/09/2010

MENTALIDADE NOVA. - XXVº DOMINGO DO TEMPO COMUM

1. Introdução.
Nesse Domingo, nosso encontro com o Ressuscitado nos leva a fazer opções sérias na nossa caminhada. E, sobretudo acolher as propostas revolucionárias do Reinado de Deus, que inverte os valores. Implantar esses valores em nosso coração e em nossa sociedade é um desafio. Os “valores” do mundo apontam para outras direções. Será preciso conversão. Uma mentalidade nova e uma atitude nova deve permear nosso comportamento e o comportamento da sociedade. Construir esse mundo novo é fazer da Eucaristia uma prática.

2. – Em defesa do pobre. “Contra aqueles que dominam os pobres com dinheiro.” (Am 8, 6).
Amós investe contra os que maquinam contra os pobres. Suas profecias são um forte discurso contra a falta de justiça existente nas classes dominadoras. Querem se aproveitar das circunstâncias de crise para explorar os pobres. Deus toma a defesa dos pobres. Como o salmo de hoje: Levanta da poeira o indigente e do lixo ele retira o pobrezinho, para fazê-lo assentar-se com os nobres, assentar-se com nobres do seu povo. (Sl 112, 7-9). Ou como canta Maria: “Ele realiza proezas com seu braço: dispersa os soberbos de coração, derruba do trono os poderosos e eleva os humildes; aos famintos enche de bens, e despede os ricos de mãos vazias.” (Mt 1, 51-53) Devemos também fazer a mesma opção de Deus: opção pelos pobres.

3. Rezar por todos. “Recomendo que se façam orações a Deus por todos os homens. Deus quer que todos sejam salvos.” (1Tm 2, 1).
Uma das primeiras recomendações que Paulo dá ao bispo Timóteo é a obrigação de rezar por todos, “para que tenhamos uma vida tranqüila e serena, com toda a piedade e dignidade”. Para que rezar? Para a salvação e para se chegar ao conhecimento da verdade. Paulo tem essa convicção, pois só por meio da oração vamos estar em sintonia com as propostas de Jesus. Rezar, rezar e rezar.

4. Sabedoria. “Vós não podeis servir a Deus e ao dinheiro.” (Lc 16, 13).
Não existe aqui um elogio à desonestidade e a esperteza. O que se quer chegar é à proposta de comportamento dos cristãos: somos ingênuos no trato com as coisas de Deus: “os filhos deste mundo são mais espertos em seus negócios do que os filhos da luz”. (Lc 16, 8). Dinheiro? Para os pobres! Ser fiel nas pequenas coisas. Fazer opção: Deus ou o dinheiro? “Deus leva o homem à liberdade e à vida, através da justiça que gera a partilha e a fraternidade. As riquezas são resultado da opressão e da exploração, levando o homem à escravidão e à morte. É preciso escolher a qual dos dois queremos servir.” Vamos inverter os “valores” falsos do mundo e apresentar o verdadeiro valor: DEUS.

5. Conclusão.
Existe um mandamento muito claro: “Ame ao Senhor seu Deus com todo o seu coração, com toda a sua alma, e com todo o seu entendimento. Esse é o maior e o primeiro mandamento. O segundo é semelhante a esse: Ame ao seu próximo como a si mesmo. Toda a Lei e os Profetas dependem desses dois mandamentos”. (Mt 22, 37-40). Essas são as duas direções: na vertical – Deus; na horizontal – o próximo. O mundo faz outra proposta: tanto na vertical quanto na horizontal – EU. Será preciso inverter esta direção. Criar esta mentalidade nova significa criar um tempo novo. Significa escrever uma história nova. Como Jonas, devemos anunciar ao mundo (a grande cidade) a conversão.

Fonte:
Mons. Antonio Romulo Zagotto
catedral@dci.org.br

Nenhum comentário: