23/09/2010

TEMOS A PALAVRA - XXVIº DOMINGO DO TEMPO COMUM

1. Introdução
Nosso encontro com o Ressuscitado, nesta Páscoa semanal, vai nos alertar sobre a conduta que cada um de nós deve ter em sintonia com a proposta da Palavra. Temos a Palavra que serve de guia para nossas atitudes. E ela é clara! Optar pelos valores propostos pela Palavra como fio condutor para nossa vida. Neste Domingo, dia da Bíblia, cada um de nós é chamado a responder aos apelos desta Palavra que “é lâmpada para os meus pés e luz para o meu caminho!”. (Sl 119, 105). Mais uma vez opção pelos pobres! Mais uma vez escolha dos valores do Reino!

2. Ai de vós! “Agora o bando dos gozadores será desfeito.” (Am 6, 7).
O profeta Amós é severo para com aqueles que mantêm à distância os pobres. Eles serão os primeiros a serem castigados. A riqueza de uns poucos é um insulto à pobreza da grande maioria. As categorias defendidas por Deus, no salmo de hoje (Sl 145) demonstra muito bem do lado de quem Deus está: oprimidos, famintos, cativos, cegos, caído, justo, estrangeiro, órfão, viúva. E nós, de que lado estamos?

3. Conselhos úteis. “Guarda o teu mandato até a manifestação gloriosa do Senhor”. (1Tm 6, 14).
“O verdadeiro doutor é aquele que foge da ambição e vive com sobriedade. Seu compromisso primeiro é com a verdade, a qual se manifesta no ministério de Cristo”. São Paulo dá ao bispo Timóteo uma série de conselhos muito úteis para quem está na liderança. Esses mesmos conselhos devem ser seguidos por nossas lideranças hoje, para que possam exercem bem seu ministério. Fugir das coisas perversas, procurar a justiça, a piedade, a fé, o amor, a firmeza, a mansidão. Combater o bom combate da fé, até alcançar o prêmio prometido.

4. Justiça seja feita! “Tu recebeste teus bens durante a vida, e Lázaro os males; agora ele encontra aqui consolo, e tu és atormentado”. (Lc 16, 25).
A história do rico e de Lázaro é uma crítica a uma sociedade onde os abastados se distanciam dos pobres. A parábola não tem o interesse de explicar a vida após a morte, mas sim a necessidade de uma conversão imediata, para que a justiça se faça, por meio de uma de uma profunda mudança na nossa sociedade, onde haja partilha, solidariedade e inclusão.

5. Conclusão.
Estamos encerrando o Mês da Bíblia. Nesse domingo celebramos o Dia da Bíblia. Temos a Palavra. O livro que a contem e própria Palavra Encarnada – Jesus! São estas orientações que devem ser seguidas para se construir uma sociedade mais justa e mais solidária. Vamos nos lembrar da temática do mês da Bíblia, “Levanta-te e vai à grande cidade” (Jn 1,2) que nos propõe conversão.. O quadro das injustiças sociais deve angustiar o cristão. Enquanto houver um pobre que ainda bata à nossa porta, nossa eucaristia está sendo incompleta! Como lâmpada para guiar nossos passos no caminho da justiça, a Palavra vai nos ajudar a criar este mundo dos sonhos, onde não haverá mais luto, mais dor, mais sofrimento, mais exclusão, mais morte... “Ele vai enxugar toda lágrima dos olhos deles, pois nunca mais haverá morte, nem luto, nem grito, nem dor. Sim! As coisas antigas desapareceram!” (Ap 21, 4).

CI220910
Mons. Antonio Romulo Zagotto
catedral@dci.org.br

Nenhum comentário: