26/11/2010

SENTINELAS - Iº DOMINGO DO ADVENTO.

1. Introdução:
Estamos começando um ano novo litúrgico. O Advento nos prepara para o Natal do Senhor. Num primeiro momento lembra a vinda de Jesus como o Juiz (Ele há de julgar..., é hora de despertar..., a vinda do Filho do Homem...) e depois nos prepara para o nascimento do Senhor, na nossa história, na história da humanidade (nos dois últimos domingos). A celebração que nos reúne já nos ajuda a vivenciar esta presença viva do Senhor entre nós.

2. Um novo tempo, um novo povo. O Senhor reúne todas as nações para a paz eterna do Reino.
Isaías lembra ao povo que no futuro todos se dirigirão para Jerusalém, para que participem da Aliança. As armas se transformarão em instrumentos de paz, que vão produzir vida. O sentido político, da importância de Jerusalém, se transforma numa profecia, dando um sentido novo, para um novo tempo, para um novo povo.

3. A salvação é agora! “A salvação está mais perto de nós.” (Rm 13,11).
O cristão deve aproveitar este momento de Deus: - na vigilância; - na mortificação; - construindo a paz. O cristão não pode desperdiçar este tempo. Nunca se acomodar. Sem o fanatismo, com o medo de que o fim do mundo está próximo, mas também sem se misturar com as coisas do mundo: bebedeiras, orgias, imoralidades,... “Liberto do egoísmo que corrompe a pessoa e a sociedade, o cristão já vive a madrugada de um tempo novo. A vinda de Jesus Cristo dissipa a longa noite da injustiça e do pecado. O cristão deve acordar, preparado para viver e testemunhar o dia da libertação inaugurado por Jesus.” [1]

4. Olhos e ouvidos bem abertos. “Ficai atentos e preparados.” (Mt 24, 42 e 44).
Jesus insiste na vigilância. O Evangelho esta cheio de alertas para que todos estejam atentos. Não sabemos o dia nem a hora! Existe uma íntima relação com o texto acima de Rm 13.

5. Conclusão.
Devemos estar preparados... Para que? Para um Natal cheio de poesia, emoção e sentimentalismo, ou para fazer a vida acontecer de verdade? O que fazer neste tempo do Advento? A Novena do Natal, a participação nas celebrações, preparando um Natal especial em Comunidade, especialmente para os mais pobres, serão gestos e atitudes que nos ajudarão a celebrar o Natal de acordo com o sentido que ele tem... Será que estamos vivendo de verdade um novo tempo, um novo povo, uma nova Comunidade? “Dias melhores virão...” Como fazer isto acontecer?


Fonte; Mons. Antonio Romulo Zagotto
catedral@dci.org.br

Nenhum comentário: