23/09/2011

26º DOMINGO DO TEMPO COMUM - DIA DA BÍBLIA

9 Introdução:

Diante do convite que Deus nos faz, podemos ter atitudes diferentes. A proposta de Deus exige de nós uma resposta. Podemos dizer sim ou não. Somos todos filhos do Pai que faz para nós um convite: “Ide trabalhar na minha vinha!”. Ele convidou todo o seu povo: pobres e ricos, justos e pecadores, cobradores de impostos e prostitutas, pescadores e sacerdotes, escribas e fariseus. Todos foram e são convidados como filhos e filhas do Pai. Mas cada um deu um tipo de resposta. Uns continuam dizendo não, não assumindo o projeto do Reino e achando até que estão certos em suas atitudes. Outros têm a coragem de dizer sim e enfrentar as conseqüências desta resposta e muitas vezes dão a própria vida para defender os valores do Reino: são os que assumem a Palavra na sua radicalidade.


Primeira Leitura: Ez 18, 25-28 – Pagar pelos erros dos outros?

A mentalidade do povo é que nós pagamos pelos pecados de nossos antepassados. Pensa que quando acontece algo de mal com alguém é conseqüência das gerações passadas. O profeta mostra que cada um é responsável por sua conduta e que cada um tem a possibilidade de se converter, mudando o rumo de sua própria vida. Os erros do passado podem ser consertados agora, bastando que haja, de verdade, uma conversão sincera.


Segunda Leitura: Fl 2, 1-11 – Humilhado e exaltado.

O hino, bem conhecido no seu tempo, mostra como Deus amou o mundo nos dando o seu próprio Filho. O movimento de descida, de humilhação, mostra como Jesus se despoja de sua natureza divina e assume nossa natureza humana. O movimento de exaltação mostra como Jesus, depois de sua morte-ressurreição, passa a ser de novo o Senhor, o Kyrios.
 

Evangelho: Mt 21, 28-32 – Errar é humano, permanecer no erro...

A atitude do filho mais velho é a atitude de quem se converte, diante da proposta do Reino. A atitude do filho mais novo é a atitude dos que se consideram já justos e santos e não se convertem. Não bastam boas intenções. É preciso, na prática, assumir as propostas de Jesus: conversão, arrependimento, cumprimento sério das obrigações....
 

Reflexão.

1. Culpamos os outros pelos nossos erros?

2. Qual a nossa atitude diante do convite que Deus nos faz?

3. Dia da Bíblia – travessias...


Dinâmica:

Hoje é o DIA DA BÍBLIA. Não se esquecer de fazer uma bela introdução do Evangeliário (nunca dizendo que a Bíblia é a palavra de Deus – a Palavra de Deus é Jesus!), no início da celebração e depois da Proclamação da Palavra fazer com que ele seja passada no meio do povo para ser tocado e beijado.

 Fonte: Mons. Antonio Romulo Zagotto


Nenhum comentário: