26/10/2011

31º DOMINGO DO TEMPO COMUM


Introdução:
Diante das questões que surgem na vida da Comunidade, muitas vezes não sabemos como abrir caminhos. Tentamos passar por cima, deixar de lado, “tapar o sol com a peneira”... Facilmente acusamos as estruturas injustas da Sociedade e não corrigimos os desmandos dos líderes de nossas Comunidades. O profeta Malaquias investe seriamente contra as autoridades religiosas... São Paulo mostra como deve ser a atitude do verdadeiro agente de Pastoral... Jesus ensina como deve ser a atitude de quem está na liderança: ser servo... A celebração de hoje deve nos ajudar a fazer um sério pedido de perdão pelas vezes que nossa vida em Comunidade não está sendo exemplo para se construir uma sociedade mais justa e honesta.
Primeira Leitura: Ml 1, 14b-2, 2,b.8-10 –Vestir a carapuça...
O profeta insiste que os sacerdotes devem mudar de atitudes. O único referencial para o povo era a religião. Se quem deveria estar dando exemplo, estava se afastando do caminho reto e se tornado pedra de tropeço para o povo, como o povo iria se comportar? Mas o povo não é bobo: sabe quem está a serviço da vida e quem usa a religião para manter privilégios.
Segunda Leitura: 1Ts 2, 7b-9.13 – Espelho para o Agente de Pastoral.
O texto ajuda a ver o caminho que deve seguir toda pessoa comprometida com Deus e com a Comunidade. Um caminho de doação, entrega, sacrifícios e testemunho. Não bastam belos discursos, mas é necessário uma prática coerente.
Evangelho: Mt 23, 1-12 – Fé e Vida
O texto já prepara o clima da armação que se vai fazer para prender, torturar e matar Jesus. É uma forte catequese contra a hipocrisia. Muitos se apresentam como mestres e observantes da lei, mas... As palavras do Evangelho são uma séria advertência para quem é “mestre”na Comunidade. Não podemos desmentir o Evangelho por uma vivência falsa. Nossa atitude deve ser a de serviço. Jesus deu o exemplo primeiro. Devemos ser seus seguidores.
Reflexão.
1. Temos a coragem de denunciar os desmandos dentro da Comunidade?
2. Que tipo de atitude temos: esperamos o que a Comunidade tem para nós ou nos oferecemos em serviço?
3. O discurso de nossa Comunidade está sendo um discurso profético?
Dinâmica:
Entrar com um espelho: o que o espelho reflete é verdadeiro, não esconde, tira a máscara....
 Fonte: Mons. Antônio Romulo Zagotto

Nenhum comentário: