14/11/2012

33º DOMINGO DO TEMPO COMUM

Introdução

A palavra que ouvimos neste domingo nos faz pensar na transitoriedade da vida e no julgamento de Deus. Não temos aqui habitação permanente. Peregrinamos em busca de uma morada definitiva e estável. Por isso, a pessoa que crê sente a urgência de viver intensamente a vida e de trabalhar para que se estabeleça, aqui e agora, os novos céus e a nova terra. A atitude básica é vigiar: viver como se cada dia fosse o dia do julgamento de Deus. A nova páscoa inaugura para os cristãos uma noite de vigília, até que amanheça o dia sem ocaso, mas já percebendo na escuridão da noite, a claridade de Jesus Cristo.

 I Leitura: Daniel 12,1-3 

Duzentos anos antes de Cristo, o rei queria acabar com os costumes e com a religião dos judeus, impondo sobre o povo de Israel os costumes gregos. Muitos morreram por isso. E havia uma pergunta angustiante entre eles: será que depois da morte bons e maus vão para o mesmo lugar? O livro de Daniel que ouvimos responde a esta pergunta.

II Leitura: Hebreus 10,11-14.18

Continuamos a meditar sobre a missão de Jesus, seguindo as comparações com o sacerdócio judaico, feitas pelo autor da Carta aos Hebreus. O que são Paulo diz sobre a Lei, o autor repete sobre a liturgia judaica. Esta faz reviver a experiência do pecado, mas não consegue libertar dele. O sacrifício de Cristo, a existência inteira de Jesus, todo o movimento de sua consciência é o verdadeiro ato sacerdotal, o grande e perene ato de oferta. Ele tira o pecado, restabelece a ligação com Deus mediante a sua própria pessoa e experiência viva. Funda a nova aliança, o povo novo que pode ter acesso a Deus. E o caminho para esse acesso é o compromisso de fé com Cristo, compromisso que nenhuma liturgia pode substituir.

 Evangelho: Marcos 13,24-32

Com a ajuda de imagens que sugerem, ao mesmo tempo, catástrofe e nova criação, Marcos coloca na boca de Jesus ensinamentos importantes. A «abominação da desolação» indica a profanação do Templo pelos romanos. O tempo de crise é terrível: os discípulos devem estar atentos para não desanimar e não se deixar enganar por pessoas que apresentam falsos projetos de salvação. A queda de Jerusalém manifesta e antecipa o julgamento com que Deus acompanha toda a história, e que se consumará no fim dos tempos. O Filho do Homem é Jesus que, pela sua morte e ressurreição, testemunhadas pelos discípulos, irá reunir todo o povo de Deus (cf. Dn 7,13-14). Somente agora Jesus responde à pergunta dos discípulos (v. 4). Mas, em vez de dizer «quando» ou «como» acontecerá o fim, ele indica apenas como o discípulo deve se comportar na história. A tarefa do discípulo é testemunhar sem desanimar, continuando a ação de Jesus. A espera da plena manifestação de Jesus e do mundo novo por ele prometido impede, de um lado, que o discípulo se instale na situação presente; de outro, evita que o discípulo desanime, achando que o projeto de Jesus é difícil, distante e inviável.

Reflexão

1. Estamos empenhados em fazer parte do Povo de Deus?

2. Vivemos de fato unidos à única oferenda de Cristo?

3. Como nos preparamos para o fim?

 Dinâmica

Entrar com um cartaz onde está escrito: "Ficai atentos e vigiai!" (Mt 24, 42)

 

5 comentários:

Anônimo disse...

Admiring the hard work уou put into your wеbsite anԁ detailed
іnformation you offer. It's nice to come across a blog every once in a while that isn't the ѕame οut of date rehaѕheԁ mаterіal.
Wonԁerful read! I've saved your site and I'm including
your RЅS feeԁs to my Google accοunt.

Мy hоmepage ... www.xfire.com

Anônimo disse...

You are so interestіng! I dοn't suppose I have read through anything like that before. So nice to find somebody with a few genuine thoughts on this subject. Really.. thank you for starting this up. This web site is something that is needed on the internet, someone with a little originality!

my site - Www.Sfgate.Com

Anônimo disse...

We're a group of volunteers and starting a new scheme in our community. Your site provided us with valuable info to work on. You have done a formidable job and our entire community will be thankful to you.

My blog post: Silk N sensepil Review

Anônimo disse...

Hey Ι am so thrilleԁ I found your websitе,
I rеally found you by eгror, whilе I wаs looking on Bing for sоmething
else, Regardless I am here now and would just like to say thаnks
for a fantastic post and a all round excіting blog (I also love the thеme/design),
I don't have time to go through it all at the moment but I have saved it and also added in your RSS feeds, so when I have time I will be back to read a great deal more, Please do keep up the fantastic job.

Also visit my website: V2 Cigs

Anônimo disse...

You should not have an energetic company engine gentle to use an OBD program.
This scan software bundle charges all-around $a
hundred and fifty.

My blog; obd 2