20/11/2012

34º Domingo do Tempo Comum – NOSSO SENHOR JESUS CRISTO REI DO UNIVERSO

.11.03

Introdução:

Encerrando a nossa caminhada do Ano Litúrgico, celebramos a festa de Nosso Senhor Jesus Cristo, Rei do Universo. Sabemos muito bem como Jesus conquistou esta realeza. Caminhando firme para a prisão, para a tortura, para a morte. O seu trono é a cruz e a sua coroa a de espinhos... Em nada se assemelha aos reis e poderosos deste mundo. A direção do poder de Jesus é bem outra: a do serviço, a da humildade, a da opção pelos pobres e esquecidos da sociedade. Sua realeza liberta torna o homem mais livre do pecado e da escravidão, mais capaz de viver a verdadeira liberdade dos filhos e filhas de Deus. Devemos ser súditos apaixonados pelo projeto do Reino, promovendo o homem integralmente. Os que nos virem deverão também se apaixonar por este projeto. O prefácio deste Domingo define o Reino de Jesus, como um reino da verdade e da vida, reino da santidade e da graça, reino da justiça do amor e da paz. Infelizmente a sociedade de hoje está longe destas realidades. Será que quando Ele voltar o mundo estará mudado?

 

 I Leitura: Dn 7,13-14 – Rei vencedor

O Livro do profeta Daniel, escrito num momento de enfrentamento de crise, mostra que Deus será vencedor. A figura do Filho do Homem é Deus mesmo. A Ele pertencem o Poder, a Glória, o Juízo. No NT o título de Filho do Homem é dado a Jesus. Ele se auto-intitula Filho do Homem, no sentido de ser aquele que traz o reinado de Deus a este mundo. 

 

II Leitura: Ap 1,5-8 – Rei do reis.

O início do livro do Apocalipse apresenta Jesus como a Testemunha Fiel, o Primogênito entre os mortos e o que reina sobre os reis da terra. Ele tem condições de ser aclamado rei, pois nos libertou, encarnando-se e ressuscitando dentre os mortos. Ele nos adquiriu pelo seu sangue e nos torna então seus súditos. Sem dúvida é o rei dos reis!

 

Evangelho: Jo 18,33b-37 – O meu reino...

Pilatos quer condenar Jesus politicamente. Insinua que Ele é rei, afrontando o império romano. No entanto Jesus aproveita para dizer que o seu reino não segue os moldes dos reinos deste mundo. Jesus afirma que veio ao mundo com um projeto claro. Por meio dele o Pai atua seu plano de liberdade e vida para todos. A função da realeza de Jesus é dar testemunho da verdade. Aí está sua missão: testemunhar, até o fim, na cruz e com a morte, que o amor de Deus está presente como dom de vida para as pessoas. A última afirmação de Jesus é um desafio à comunidade cristã: pertencer à verdade e ouvir a voz de Jesus.

 

Reflexão.

1. Temos consciência de que Deus é o nosso Rei?

2. Como vivemos a nossa dimensão real, recebida no Batismo?

3. Assumimos a verdade e ouvimos a voz de Jesus?

4. Lembrar a Campanha para a Evangelização...

 

Dinâmica:

Hoje é dia do leigo. Um leigo entra com o Círio Pascal aceso, e depois do Evangelho se renovam as promessas do Batismo.

 

 

CNBB disponibiliza material da EVANGELI.JÁ – Campanha para a Evangelização 2012


 

De 25 de novembro a 16 de dezembro a Igreja do Brasil realiza mais uma Campanha para a Evangelização, como acontece todos os anos no tempo litúrgico do Advento que antecede o Natal do Senhor.

O que é?  

A Campanha para a Evangelização inicia no domingo de Cristo Rei e segue até o 3º domingo do Advento, associando a Encarnação do verbo e o nascimento de Jesus com a missão permanente da Igreja que é evangelizar. O trabalho evangelizador é uma exigência da graça que recebemos no Batismo. A Igreja, com esta campanha, convida todos os fiéis a participarem na sua obra evangelizadora, seja em iniciativas de sua comunidade eclesial, seja pela oração, seja pela sua oferta material para garantir os recursos necessários à manutenção das estruturas e projetos de evangelização.

EVANGELI.JÁ  - Este slogan da Campanha é um neologismo derivado da palavra EVANGELIZAR. Mostra a urgência da evangelização e da cooperação de todos neste processo. A campanha deste ano tem como fundamento bíblico “Eu vi e por isso dou testemunho: Ele é o filho de Deus” (Jo 1,34).

Coleta para a evangelização - Dia 16 de dezembro

A Campanha para a Evangelização significa a abertura de um caminho para despertar a solidariedade de todos os católicos
no sustento da missão da Igreja em nosso país. A coleta será, assim, a colheita dos frutos amadurecidos no Advento a serem colocados em comum e a serviço da Evangelização.

Como é distribuída a Coleta?

Com esse espírito de solidariedade e testemunho, os recursos arrecadados por essa campanha são repartidos como
segue abaixo:
35% para a evangelização da CNBB nacional;
20% para a evangelização da CNBB regional;
45% para a evangelização na própria diocese;

Oração da Campanha para a Evangelização

Ó Deus, quisestes que a vossa Igreja
fosse no mundo o sacramento da salvação
para todas as nações,
a fim de que a obra do Cristo que vem
continuasse até o fim dos tempos.
Derramai o Espírito prometido,
para que aumente em nós
o ardor da evangelização
e faça brotar nos corações a resposta da fé.
Por Cristo, nosso Senhor.

Obs.: Você pode fazer download de todo o material da campanha (cartaz, folder, objetivos, texto-base, oração, etc)  no seguinte endereço:


 

Nenhum comentário: