20/12/2012

4º DOMINGO DO ADVENTO

(21.12.
Introdução:
Deus escolhe os lugares desconhecidos, as pessoas desconhecidas para se tornar humano. A figura central deste domingo é a mulher grávida. Maria e Isabel se encontram grávidas e na expectativa de um novo parto da Salvação de Deus. Maria, portadora da salvação, põe-se a caminho e, no encontro serviçal e gratuito com Isabel, experimenta a alegria da realização das promessas de Deus. A terra e toda a humanidade se encontram grávidas do reino e entram no dinamismo do amor e da fidelidade de Deus que conduz a nossa história. Belém é a menor entre as cidades de Judá, que terá a honra de dar o Messias prometido pelos profetas, aquele que estenderá seu reino de paz até "os extremos confins da terra". Humildes e pastoris são também as origens de Davi. O futuro Messias é apresentado mais como o descendente do Davi pastor de Belém, do que do Davi glorioso da cidade real. Humildes e pobres são os primeiros portadores da esperança e da salvação. Assim é Maria para com Isabel. Com a mesma humildade e pobreza, Isabel, iluminada pelo Espírito Santo, reconhece em Maria a mãe do salvador, e proclama o mistério que nela se realizou.
I Leitura: Mq 5, 1-4a – Exaltou os humildes.
O novo Messias virá de Belém, como Davi. Deus escolhe os incapazes e fracos para confundir os poderoso e os fortes. As esperanças do povo são renovadas. Belém, uma aldeia do interior, desprezível aos olhos da corte instalada em Jerusalém. Essa localidade, pequena entre as vilas de Judá, será pátria daquele que vai governar Israel. estão repletos de otimismo, alegria e esperança. A salvação, portanto, não vem da capital e do poder aí instalado, mas da periferia, do meio dos pobres...
Salmo - 79(80), 2ac.3b.15-16.18-19 (R/.4)
II Leitura: Hb 10, 5-10 – Vim fazer a tua vontade.
Deus opera suas grandes obras naqueles que são pequenos. São os despojado. O próprio Jesus, enviado de Deus, confirma esta maneira. “Eis que venho para fazer a tua vontade”. Esta frase do salmo 40 realiza-se plenamente no Servo por excelência, Jesus, que vem ao mundo para tornar supérfluos todos os sacrifícios e holocaustos, já que ele mesmo de modo insuperável sua existência, em prol dos seus irmãos.
Evangelho: Lc 1, 39-45 – Eis a serva.
A cena mostra o encontro de duas mães agraciadas com o dom da fecundidade e da vida (Isabel, além de idosa, era estéril; Maria não teve relações com nenhum homem). O trecho mostra também o encontro de duas crianças, o Precursor e o Salvador, sob o dinamismo do Espírito Santo. Jesus fora concebido por obra do Espírito; João Batista exulta no seio de Isabel que, cheia do Espírito Santo, proclama Maria bem-aventurada. A cena mostra, sobretudo, que Deus se revela nos pobres e faz deles sua morada permanente.
Reflexão.
1. Temos consciência de que Deus tem outros métodos para realizar seu projeto?
2. Como rezamos o “seja feita a vossa vontade”?
3. Como concretizamos ações de serviço e humildade?
Dinâmica:
Durante a aclamação ao Evangelho entrar com uma imagem de Maria ou colocar a imagem de Maria no presépio.

Nenhum comentário: