27/12/2012

SAGRADA FAMÍLIA


Introdução:

Contemplando a família de Nazaré, pensamos na nossa família doméstica e na nossa família Comunidade. Nossa família deve ser uma pequena igreja e nossa Igreja deve ser uma grande família. Os problemas enfrentados ontem e hoje pelas famílias serão superados a partir de uma reação frente aos danos morais e econômicos que limitam o ser familiar. A Celebração que forma esta Comunidade família deve nos ajudar a encontrar estes caminhos.

 

 I Leitura: Eclo 3, 3-7.14-17a  - Um mandamento, uma obrigação.

O mandamento de “Honrar pai e mãe...” é uma proposta do próprio Deus para a alegria e felicidade dos filhos. O cuidado com quem cuida de nós é antes de tudo uma forma carinhosa de retribuir o Dom da vida que brotou de nossos pais.

 

II Leitura: Cl 3, 12-21 - Modo de viver em família.                   

As virtudes relacionadas neste texto ajudam a por em prática a boa vivência familiar de uma maneira cristã. Estamos vivendo todas elas?

 

Salmo 83 (84),  2-3.5-6.9-10 (R/ cf. 5a)

 

Evangelho: Lc 2, 41-52 - Encontrado no meio de doutores

Neste Evangelho, as primeiras palavras de Jesus mostram que toda a sua missão decorre da sua relação filial com o Pai. Isto significa que essa missão provém do próprio mistério de Deus e da realização de sua vontade entre os homens. Contudo, ela se processa dentro do mistério da Encarnação, aonde Jesus vai aprendendo a viver a vida humana como qualquer outro homem.

 

Reflexão.

1. Como estamos enfrentando as crises que atingem nossas famílias? Crises morais e crises econômicas que esfacelam nossas casas?

2. A família é de verdade a Igreja Doméstica?

3. Nossa Pastoral Familiar está preocupada apenas em fazer “cursos de noivos” ou está atingindo a pessoa desde o momento que nasce até momento que morre?

 

Dinâmicas:

Pedir para a família ficar sentada no mesmo banco. Renovar a benção das alianças e as promessas do matrimônio. Preparar texto com antecedência.

 

Nenhum comentário: