04/12/2012

2º DOMINGO DO ADVENTO

 

Introdução:

O Advento é tempo de conversão, tempo para preparar os caminhos do Senhor, para endireitar as veredas, a fim de que chegue o Reino de Deus. O homem moderno não é muito atento ao tema da conversão a Deus. Diante dos graves desafios que se lhe impõem (fome, ignorância, guerra, injustiça), mobiliza todas as suas energias, abandona até o comodismo, impõe-se uma conversão cotidiana: a conversão do homem a si mesmo. Mas a conversão a Deus como disponibilidade radical a ele é renúncia total a si mesmo, deixa-o insensível ou até hostil, porque o coloca diante de sua fraqueza e parece desviá-lo de sua verdadeira tarefa. O cristão de hoje está consciente do dever de contribuir para a realização do desígnio de Deus e a solução dos problemas do mundo, colaborando na obra da criação, e dando-lhe o melhor de si mesmo. Mas, em tudo isso, onde se encontra a conversão a Deus? Se os cristãos perdem o senso da conversão a Deus, e se o cristianismo apresenta apenas o aspecto de um humanismo sem dimensão religiosa, priva-se o mundo de um dom divino.

 

I Leitura: Br 5, 1-9 – Deus guiará seu povo para a vitória!

Esse texto serviu para animar o povo de Deus em tempos de crise. A lição que aprendemos é esta: a misericórdia de Deus é maior que todas as crises e tragédias humanas. Por ser Pai e esposo, ele não abandona seus filhos, mas os reconduz para as fontes de vida, a fim de que saibam viver a justiça e a paz, criando assim uma sociedade em que não se repitam mais os erros que levaram o povo de Deus à quase ruína total.

 

Sl 125(126), 1-2ab.2cd-3.4-5.6 (R/.3) - Deus transforma o sofrimento em alegria

 

II Leitura: Fl 1, 4-6.811 – Puros para o dia de Cristo

A oração de Paulo é ação de graças a Deus pela perseverança da comunidade e pela solidariedade que a caracteriza. Ele tem uma convicção: quem está agindo nas pessoas é o próprio Deus, capaz de levar sua obra à perfeição até o Dia de Cristo Jesus. Paulo crê que o evangelho é uma força extraordinária capaz de criar o mundo novo, levando a comunidade a se comprometer em profundidade com o projeto de Deus. Sua oração é movida pelo amor que sente pela comunidade como um todo: amor que traduz a ternura do próprio Cristo.

 

Evangelho: Lc 3, 1-6 – Preparai os caminhos.

O processo de construção do Reino de Deus é diferente do processo de construção do reino humano. A história da salvação não passa pela "história oficial". A finalidade da missão de João: proclamar o fim da "história oficial" e o início da história que Jesus irá construir com os pobres e a partir deles. O caminho de Jesus é proposta aberta a todos, inclusive aos que pertencem à "história oficial", desde que se convertam e endireitem o próprio caminho para serem salvos. Duas coisas se destacam: conversão e necessidade de preparar os caminhos do Senhor.

 

Reflexão.

1. Temos consciência de que Deus nos conduz à vitória?

2. Como vivemos a nossa preparação para o dia do Senhor?

3. Andamos, ainda, por caminhos tortuosos?

4. Lembrar Campanha para a Evangelização

 

Dinâmica:

Encenar o Evangelho.

 

Nenhum comentário: