27/12/2012

SANTA MÃE DE DEUS

Introdução:

A festa de hoje nos ajuda a contemplar a Mãe de Deus, dentro das celebrações do Natal e a celebrar a Paz tão necessária para os nossos dias. A Eucaristia que nos reúne nos mostra que Maria dá ao mundo Jesus, que é a nossa paz. Contemplamos mais a presença do Senhor em nosso meio do que a presença da Mãe. Ela sempre se coloca de lado, para realçar a figura de seu Filho. Um hino de ação de graças deve brotar de dentro de nós, pela paz que o Senhor quer nos dar. Reunidos aqui vamos transformar os votos de feliz ano novo em um pedido de benção de graça e paz.

 

 I Leitura: Nm 6, 22-27 - O Senhor te abençoe e te guarde!

Esta fórmula de benção, escolhida para a primeira leitura do Ano Novo, é uma benção solene com que se encerravam as grandes celebrações do Templo e mais tarde das reuniões nas sinagogas. Estamos pedindo uma benção para o nosso ano que se inicia e para que haja paz.

 

II Leitura: Gl 4, 4-7 - A Mulher dá ao mundo Jesus, que é a nossa paz

... nascido de uma mulher = com todos os nossos limites humanos. Jesus é homem mesmo, faz parte de nossa humanidade.

... a fim de resgatar = mas Deus, com todo o seu poder, que liberta e salva toda a humanidade.

 

Salmo 66 (67), 2-3.5.6 e 8 (R/. 2a)

 

Evangelho: Lc 2, 16-21 - O nome de Jesus = Deus salva.

Jesus recebe um nome que exprime toda a sua missão. Será o realizador da salvação da humanidade toda. “Eu vim para que todos tenham vida... (Jo 10, 10). Também nós, pelo nosso batismo temos uma missão.

 

Reflexão.

1. Como foi vivido o nosso ano que passou?

2. Ao iniciar um novo ano temos chances de irradiar a paz, a liberdade, bondade, compreensão, justiça e fraternidade.

3. O dia mundial de oração pela paz nos ajuda a assumir projetos de paz para nós mesmos, para nossa casa, para nossa Comunidade Eclesial, e para a Sociedade. O que de concreto vamos assumir?

 

Dinâmica:

Com alegria e entusiasmo vamos nos desejar a paz e um feliz Ano Novo.

 

 

Nenhum comentário: