11/02/2014

6º DOMINGO DO TEMPO COMUM


Introdução:

                        Muita gente pensa que os fatos acontecem porque Deus quer assim! “Essa é a vontade de Deus” repetimos muitas vezes para consolar alguém que perdeu um ente querido. Mas isto não é verdade! É preciso ter a verdadeira sabedoria para perceber o dinamismo da história. E necessário lutar pela vida, pelos valores que privilegiam a vida. A celebração que nos reúne deve nos ajudar a ajustar nosso modo de pensar e agir ao modo de pensar e agir de Jesus. Vamos sair daqui fortalecidos pela sua palavra e pelo seu alimento, para sermos construtores de uma sociedade que acolhe estes novos valores

 

 I Leitura: Eclo 15,16,21 - Liberdade, liberdade!

O livro do Eclesiástico tem como centro a Sabedoria na observância da Lei. O texto de hoje nos ajuda a perceber que Deus dá a cada um de nós a liberdade para agir. Ele criou a humanidade livre e isto demonstra a grandeza de Deus e a grandeza do Homem. Erros e acertos são de nossa responsabilidade. Devemos rever nossa caminhada à luz do projeto de Deus para acertar sempre.

 

II Leitura: 1Cor 2,6-10 - A verdadeira sabedoria.

O apóstolo insiste que a verdadeira sabedoria é perceber que Deus salva o mundo através de Jesus Cristo. Só o Espírito pode revelar esta grande verdade. Quem confia em sua própria capacidade, quem pretende aceitar apenas os projetos humanos, jamais vai chegar ao conhecimento da verdade.

 

Evangelho: Mt 5,17-37 - Sim, sim - Não, não!

Cumprir a Lei não significa ser legalista, interpretá-la superficialmente. É preciso ir à raiz, ver o pano de fundo da proposta que a Lei faz. Cumprir um preceito para se ver livre dele não vale. O que é necessário é entender o espírito da Lei. Os exemplos que Jesus usa no texto de hoje, mostram bem como deve ser a nossa ação diante da Lei. Não basta “não matar”. Existem tantas maneiras de se matar o irmão... É preciso defender a vida! Não basta “não cometer adultério”. Existem tantas maneira de ser falso e de se enganar... É preciso valorizar a sexualidade equilibrada.  Não basta “não jurar”. Existem tantas maneiras de se comprometer... É preciso ser transparente, ser sincero. Jesus quer de nós a retidão de comportamento: sim = sim. Não = não. Tudo o mais vem do Maligno.

 

Reflexão.

1. Que tipo de escolha estamos fazendo. O projeto do Reino ou o projeto do mundo? Estamos sendo escravos do projeto que vai contra o Reino?

2. Deixamos o Espírito conduzir nossa vida.?

3. Estamos apenas sendo legalistas, cumprindo preceitos? Que tipo de adesão temos em relação ao projeto do Reino?

 

Dinâmica:

Distribuir um papelzinho com a frase: “Diante de você estão a vida e a morte. O que você escolhe? Você decide.”

 

Pe. Romulo

 

Nenhum comentário: