05/02/2014

FESTA DA APRESENTAÇÃO DO SENHOR.


 

02 de Fevereiro.
 

  1. Introdução.

A festa de hoje nos faz voltar ao Natal do Senhor. José, Maria e o Menino estão de novo diante de nós. Agora para cumprir um ritual judaico. Prescrito para a purificação da mãe (Lv 12, 1-8) e para a apresentação do primogênito no Templo (Ex 13,1-2. 11-16). Mas o conteúdo é mais do que um ritual. Jesus de fato inicia sua oferta gradual que vai se concretizar na cruz. Dom total. Para salvar a humanidade. Ele vem como “luz para iluminar as nações”. (Lc 2, 32). E quer que nós também sejamos luz.

 

  1. Primeira Leitura - (Ml 3, 1-4).

A promessa do profeta será a intervenção de Deus na história da humanidade. Será o mesmo Deus que vai intervir para que a justiça aconteça. No contexto da festa de hoje se fala de oferta. É o grande Dom que é oferecido: o próprio Jesus.

 

  1. Segunda Leitura – (Hb 2, 14-18).

A Carta aos Hebreus evidencia que Jesus é o único sacerdote e mediador entre Deus e os homens. O ofertório de mediação se dá na cruz. Mas cada gesto de Jesus é um gesto redentor. Desde a sua concepção até à sua morte/ressurreição.

 Evangelho – (Lc 2, 22-40) – “Meus olhos viram a tua salvação.” (Lc 2, 30).

a)               Lc 2, 22- 24 – contextualização – purificação e apresentação.

b)               Lc 2, 25-35 – Simeão – luz.

c)               Lc 2, 36-38 – Ana – apóstola.

d)               Lc 2, 39-40 – volta p/ a Galiléia (Nazaré) – Menino crescia...

 Conclusão.

1.               A festa que celebramos exige de nós uma profissão de fé em Jesus – Ele é o nosso salvador. No Templo somente dois idosos reconhecem Jesus.

2.               É uma festa da LUZ – cuidado com a chama. Jesus LUZ do mundo: “Eu sou a luz do mundo. Quem me segue não andará nas trevas, mas possuirá a luz da vida.” (Jo 8,12). Nós também somos LUZ: “Vocês são a luz do mundo.” (Mt 5,14). Lembrar o Ritual do Batismo.

3.               Nossa missão: iluminar as trevas deste mundo.

 Pe. Antonio Romulo Zagotto

Nenhum comentário: