29/10/2010

DESCE! - XXXIº DOMINGO DO TEMPO COMUM.

1. Introdução.
Somos convidados a ir ao encontro de Jesus. Fazer a experiência do encontro pessoal com o Senhor é fazer o itinerário de Zaqueu: abrir-se para ouvi-lo e acolhe-lo em nossa casa. Casa no sentido mais amplo – coração, vida, atitudes... Conversão! Também a nós é dada a ordem: Desce! Devemos sair de nossa postura auto-suficiente, despir-nos do orgulho e nos colocar ao nível dos outros, da multidão, dos seguidores. Não somos melhores nem piores. Devemos nos sentir igual. Só assim o Senhor vai se hospedar em nossa casa. Do nosso coração deve brotar o mesmo grito do publicano, de domingo passado: “Tem piedade de mim que sou pecador!” (Lc 18,13).

2. Compaixão. “Senhor, de todos tens compaixão, porque amas tudo que existe” (Sb 11, 23; 24).
Apesar de nossos pecados – o contexto fala da idolatria – Deus olha para nós cheio de compaixão. São estas as atitudes de Deus em relação ao pecador: tem compaixão, fecha os olhos ao pecado, ama, não despreza, trata com bondade, corrige com carinho. Quem faz a experiência de um Deus assim jamais vai querer permanecer no pecado. Jesus nos revela estas atitudes de Deus numa palavra – ele é Abbá = Paizinho. O Salmo nos ajuda a rezar: “Misericórdia e piedade é o Senhor, ele é amor, é paciência, é compaixão. O Senhor é muito bom para com todos, sua ternura abraça toda criatura.” (Sl 144, 8-9).

3. Perseverar. “O nome de nosso Senhor Jesus Cristo será glorificado em vós, e vós nele”. (2 Ts 1, 12).
São Paulo insiste na perseverança. Aguardar a vinda de Jesus deve ser algo vivido aqui e agora.. Não deve ser algo que vai acontecer muito lá na frente, mas já preparado hoje. O encontro com o Senhor deve ser vivido no nosso dia-a-dia. Glorificar a Deus nas nossas atitudes de perseverança, sem diminuir a vontade de fazer o bem. Paulo quer uma Comunidade voltada para as propostas de esperança e fé. Só assim estarão preparados para os desafios e enfrentamentos.

4. Conversão. “O Filho do Homem veio procurar e salvar o que estava perdido”. (Lc 19, 10).
De novo nos encontramos diante do perdão e da misericórdia de Deus. Como o publicano de domingo passado, hoje o encontro não é de ficção, mas de verdade. Zaqueu encarna as condições do pecador arrependido e busca Jesus. Mas é Jesus quem olha para cima da árvore, que fala o nome de Zaqueu (o conhece pelo nome!) e se convida para ir à sua casa. Iniciativas de Deus diante de um coração arrependido. A própria ação do arrependimento é uma iniciativa de Deus.

5. Conclusão
Devemos estar atentos ao apelo de conversão que o Senhor faz a cada um de nós. Ele quer fazer saber que “hoje a salvação entrou nesta casa...” (Lc 19, 9). Fazer a experiência da ternura, da misericórdia e da bondade de Deus é algo que nos deve levar a viver constantemente na sua graça.. Cada um de nós é chamado a vivenciar esta experiência. Cabe a cada pessoa celebrar este encontro com o Senhor. Deus não exclui ninguém. Basta ter o coração aberto à sua ação. Basta que desçamos depressa e recebamos Jesus com alegria. (cf Mt 19, 6).

Fonte: Mons. Antonio Romulo Zagotto
catedral@dci.org.br

Nenhum comentário: