14/12/2010

ELE ESTÁ NO MEIO DE NÓS! - 4º Domingo do Advento.

1. Introdução.

Fizemos uma bela caminhada nos preparando para o Natal. Neste último Domingo do Advento a Palavra nos ajuda a perceber a presença forte do Emanuel, Deus Conosco. A Eucaristia é o já e o ainda não desta presença. Jesus já está junto do Pai, mas, com certeza, está no meio de nós. O Natal não pode ser apenas um sentimentalismo vazio, mas um compromisso sério de fazer com que esta presença de Deus se concretize em nossa vida e em nossa Comunidade.

2. Emanuel, Deus Conosco. “Eis que uma virgem conceberá.” (Is 7, 14).

Isaías percebe que o rei vacila na sua fé e quer fazer aliança com povos estrangeiros. Insiste que peça a Deus um sinal. O profeta pensa em alguém que vá tirar Israel do perigo. Vai então ao encontro do rei e o tranqüiliza, mostrando que não haverá perigo, pois continua válida a promessa de que a dinastia de Davi será perene, desde que se coloque total confiança em Deus. O sinal prometido ao rei é o seu próprio filho, do qual a rainha (a jovem) está grávida. Esse menino que está para nascer é o sinal de que Deus permanece no meio do seu povo (Emanuel = Deus conosco). Mt 1,23 vê na jovem a figura da Virgem Maria, e no filho, a pessoa de Jesus. Assim, aplicado a Jesus, este oráculo se realiza plenamente.

3. Deus prometeu, Deus cumpre. “Jesus Cristo, descendente de Davi, Filho de Deus.” (Rm 1, 3-4).

Paulo ainda não conhece os cristãos de Roma. Por isso, apresenta-se com todos os seus títulos: servo, apóstolo e escolhido. Sua missão é anunciar o Evangelho, isto é, a Boa Notícia que Deus revela ao mundo, enviando Jesus Cristo para libertar os homens e instaurar o seu Reino. O centro desse Evangelho é, portanto, a pessoa de Jesus na sua vida terrena, morte e ressurreição, que o constituem Senhor do mundo e da história. A originalidade da missão de Paulo é conduzir os pagãos à obediência da fé, ou seja, a uma submissão livre, que os faz viver de acordo com a vontade de Deus, manifestada em Jesus Cristo. Paulo tem certeza, no inicio de sua carta aos Romanos, que as promessas de Deus, no Primeiro Testamento, se realizam plenamente em Jesus Cristo. Os anseios de toda a humanidade se realizam: Deus se faz homem para que o homem se faça filho de Deus.

4. Deus vem de uma maneira humana. Jesus nascerá de Maria, prometida em casamento a José, filho de Davi.

O evangelista pretende demonstrar que Jesus realiza as profecias do Primeiro Testamento. Jesus nos é apresentado como homem, como o salvador e o que vai ser rejeitado. Jesus não é apenas filho da história dos homens. É o próprio Filho de Deus, o Deus que está conosco. Ele inicia a nova história, em que os homens serão salvos (Jesus = Deus salva) de tudo o que diminui ou destrói a vida e a liberdade (os pecados).


5. Conclusão.

Não podemos estar dando mais atenção aos presentes que vamos comprar e às comidas e bebidas da noite do Natal, e sim nos preparar espiritualmente para este aniversário. Já às vésperas do Natal será preciso, na prática, acolher o Emanuel, o Deus conosco. Entender que Jesus veio para a história da humanidade para produzir uma transformação. Ele já veio, assumiu nossa natureza, cumpriu a sua parte (morreu e ressuscitou) e agora cabe a cada um de nós fazer acontecer a proposta que Ele deixou para a humanidade inteira.



Fonte: Mons. Antonio Romulo Zagotto


catedral@dci.org.br

Nenhum comentário: