09/10/2012

28º DOMINGO DO TEMPO COMUM


Introdução:

Neste Domingo a Palavra de Deus nos ajuda a entender um pouco mais o verdadeiro significado da mensagem do Reino, anunciado por Jesus, em relação aos bens materiais. Na nossa cultura do TER as propostas de Jesus parecem até desumanas. A radicalidade que ele exige nos assusta! Os bens, a riqueza, o dinheiro não são maus em si.  Tornam-se maus quando são absolutizados e colocados no lugar de Deus. Os bens, a riqueza, o dinheiro devem estar a serviço do homem e não o homem a serviço dos bens... Sabemos quanta injustiça e iniqüidade se comete quando, na ganância, se procura acumular e conquistar riquezas. A pobreza não significa “não ter nada”, mas comprometer-se com os pobres, especialmente com os excluídos e marginalizados, a quem nossa sociedade não dá condições de se organizar, defender-se e libertar-se. Os princípios do bem comum, da solidariedade, da partilha e da justiça social, iluminados pelas propostas do Reino irão construir um novo modo de organizar nossa sociedade e criar condições de vida e dignidade para todos. A Palavra de Deus é exigente e deve provocar em nós conversão.

 I Leitura: Sb 7, 7-11 – A maior riqueza é a pobreza.

Nossa sociedade hoje endeusa o poder, a riqueza, a beleza exterior, criando até a ditadura das medidas físicas ideais... Tudo isso gera dependência, tornando as pessoas gananciosas e opressoras. O texto nos ajudar a buscar a Sabedoria e por meio dela perceber que poder, riqueza e beleza devem estar a serviço e não nos escravizar. Tudo passa, menos a Sabedoria.

 

II Leitura: Hb 4, 12-13 - A força da Palavra.


O texto pretende motivar os que estão desanimados por causa das perseguições e dificuldades surgidas em vista do testemunho e da construção da sociedade justa e fraterna. A Palavra de Deus, o próprio Jesus, promessa de vitória, está junto dos que lutam pelo mundo novo. Ele e sua Palavra têm força para demolir, desnudar, desarmar e destruir as sementes de injustiça que tornam nossa sociedade cada dia mais opressora.


Evangelho: Mc 10, 17-30 – O tesouro maior.

Um drama em três atos. No primeiro ato (vrs 17-22), um novo discípulo deixa de seguir a Jesus, pois tem nas riquezas seu bem maior. Não é capaz de dar o salto necessário do desapego e assumir o seguimento. No segundo ato (vrs 23-27) o exagero da metáfora do camelo e do buraco da agulha, dá a verdadeira dimensão da necessária conversão em relação aos bens deste mundo. No terceiro ato (vrs 28-30) se descreve a possibilidade de se criar uma condição nova onde tudo é de todos (cem vezes mais) e a participação no Reino definitivo, que é a maior riqueza que devemos almejar.

 Reflexão.

1. Como estamos defendendo os valores do Reino?

2. Como está nossa solidariedade e nossa partilha?

3. Estamos nos amoldando ao projeto e seguimento de Jesus?

 Dinâmica:

Apresentar nossas Pastorais Sociais e onde não existir fazer o apelo para se organizarem.

 

 

Nenhum comentário: