25/10/2012

30º DOMINGO DO TEMPO COMUM

Introdução:

A cada Domingo nos reunimos para celebrar a Eucaristia. Todos somos chamados a participar da Ceia do Senhor. Mas opção de toda a Comunidade deve ser para aqueles por quem o próprio Jesus fez opção: os cegos, os aleijados e indefesos, porque Deus os tem como filhos primogênitos, os organiza, os reúne e os reconduz à vida. Celebrar a Eucaristia é  pois optar por aqueles que estão à margem, os excluídos. Esta é também a opção da Igreja. Este é o momento de professar a fé, abrir os olhos, romper com a sociedade que marginaliza, para seguir Jesus, construindo assim uma sociedade justa e fraterna. Este caminho não é fácil. Muitas vezes somos tentados a pedir um primeiro lugar no poder, pensando no projeto do reino como um projeto político apenas. Mas o reino não tem limites. Será preciso curar nossa cegueira para sermos seguidores.

I Leitura: Jr 31, 7-9 – Javé o Pai dos pobres, do povo sofredor...

Jeremias explode de alegria e felicidade quando fala da volta dos exilados.  O próprio Deus se encarrega de reunir e organizar o povo sofrido, trazendo-o de volta à sua pátria. Quem ele reúne, organiza e reconduz? Aqueles que estão na miséria, sofredores e fracos, marginalizados e indefesos, porque estes é que são o povo de Deus, os que ele privilegia e liberta. No meio de toda a multidão que retoma, esses são os únicos lembrados. Eles sintetizam os sofredores e marginalizados do povo (cegos e aleijados), os indefesos e que precisam de amparo. Mas há esperança de vida (mulheres grávidas e que amamentam)

 II Leitura: Hb 5, 1-6 – Sumo e eterno servidor.

Jesus é o sacerdote solidário para com a humanidade. Assumiu nossa natureza humana,  em tudo – menos no pecado, e nos deu condições para que possamos nos apresentar diante de Deus cheios de graça. Ele é o sacerdote por excelência. Sua linhagem de origem desconhecida supera todas as linhagens sacerdotais. Jesus é o único mediador entre Deus e a humanidade, pois sua morte é o sacrifício que apaga nossos pecados e nos aproxima, de modo extraordinário e único, de Deus.

 Evangelho: Mc 10, 46- 52 – Olhos abertos.

O milagre proposto pelo evangelho de hoje, realizado próximo à paixão e colocado junto à incompreensão dos apóstolos, nos ajuda a entender quem está apto para seguir Jesus. Só na fé é possível ver claramente e seguir a Jesus no caminho que leva a salvar a vida, perdendo-a. Os gestos do cego são lições para quem deseja ser seguidor: gritar (profissão de fé); jogar o manto (ruptura com o passado – roupa nova); dar um pulo (sair da condição de comodismo); seguir Jesus (assumir o caminho até à cruz).

 Reflexão.

1. O que temos feito para devolver a vida aos que dela foram privados?

2. Como assumimos nosso sacerdócio comum, recebido no batismo?

3. Temos nossos olhos abertos para enxergar a realidade e nos comprometer?

 Dinâmica:

Na hora da Profissão de Fé, trazer o Círio Pascal e todos acendam velas nele e fazer a renovação das Promessas Batismais, como na Vigília Pascal. Lembrar o Ano da Fé (perguntas e respostas).

 

Nenhum comentário: