17/10/2012

29º DOMINGO DO TEMPO COMUM


 
Introdução:

Neste Domingo a Palavra de Deus nos ajuda a entender como deve ser a postura do cristão no dia-a-dia: ser um servo. Entender que a marca registrada do cristão é estar a serviço, muda a maneira de ser da humanidade. Nossas relações seriam diferentes se entendêssemos a necessidade de um estar a serviço do outro. Isto vale tanto para o relacionamento dentro da família como no relacionamento na sociedade. Não tem razão de ser manipular, marginalizar e oprimir as pessoas. Devemos estar a serviço uns dos outros, construindo uma sociedade de servidores. Mas para entender isto é preciso uma mudança radical no nosso modo de entender a proposta de Deus. O exemplo de Jesus nos aponta como exercer nossos ministérios, nossos cargos, nossas lideranças. Fomos chamados a servir e não ser servidos. Há necessidade de conversão de nossa parte se quisermos que o Reino aconteça.

I Leitura: Is 53, 10-11 – Quem pode mais serve mais...

Esta primeira leitura faz parte do 4º Cântico do Servo de Javé. Este personagem, a princípio tomado como uma pessoa foi aplicado a todo o povo pobre e fiel, que no seu sofrimento mereceu ser redimido. É do sofrimento, do ser servo que brota uma condição nova para todos: parece que a humanidade precisa primeiro saciar a sua sede de sangue, para depois entender a necessidade de viver a paz. Parece que precisamos de vítimas da injustiça social para depois se implantar a justiça. Mas uma certeza prevalece. Do sofrimento brota a esperança de se criar uma condição nova para a humanidade. Da morte brota a vida!

II Leitura: Hb 4, 14-16 – Sumo e eterno servidor.

Jesus é o sacerdote solidário para com a humanidade. Assumiu nossa natureza humana, em tudo – menos no pecado, e nos deu condições para que possamos nos apresentar diante de Deus cheios de graça. Mas para isso tornou-se um igual a nós. No seu aniquilamento, tornou-se o servo da humanidade inteira, assumindo a cruz como lugar de resgate de todos.  Tornou-se último, servo de todos.

 Evangelho: Mc 10, 35-45 – Servindo dando a vida.

Jesus anuncia que vai assumir sua caminhada até a cruz. Os discípulos pensam que será o momento em que vai se proclamar rei e vencedor político. Querem um cargo. Querem poder. Jesus corta a maneira humana deles pensarem pela raiz. O jeito é outro. A maneira é outra. “Mas entre vós não deve ser assim: quem quiser ser grande seja o vosso servo, quem quiser ser o primeiro, seja escravo de todos”. Uma séria lição para aqueles que estão no poder político, religioso e social! Jesus mostra que na nova sociedade os valores não são a riqueza e o poder, mas o serviço sem pretensões e interesses.

 Reflexão.

1. Como lutamos contra a opressão, a escravidão e a ganância?

2. Também estamos sendo servos-solidários?

3. Acreditamos nessa maneira nova de se viver em Comunidade e na Sociedade?

 Dinâmica:

·       Durante a leitura do Evangelho trazer uma cruz grande e depois da homilia fazer diante dela a profissão de fé (Lembrar o Ano da Fé).


·       Lembrar a coleta do Mês Missionário

 

 

 

Nenhum comentário: